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Modelagem de motores a combustão interna com tecnologia FLEX (2018)

  • Autores:
  • Autor USP: SILVA, MARCOS HENRIQUE CARVALHO - EP
  • Unidade: EP
  • Sigla do Departamento: PSI
  • Assuntos: MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA; BIOCOMBUSTÍVEIS
  • Agências de fomento:
  • Idioma: Português
  • Resumo: A modelagem de motores a combustão interna deve grande parte de sua importância ao uso de unidades de controle eletrônicas que buscam gerenciar as funções do motor. De forma a fornecer melhor suporte para o projetista de controle, a modelagem oferece informações que servem de planta, sobre a qual estratégias de controle serão desenvolvidas. Nesta dissertação, procurou-se estudar e modelar cinco fenômenos: a admissão de ar e de combustível, a produção de energia efetiva através da combustão, a evolução térmica do motor e o comportamento dos gases no sistema de exaustão. Investigou-se também, em todos estes fenômenos, a influência do uso de composição variada gasolina/etanol. Na admissão de ar, buscou-se estudar como a abertura da válvula borboleta e a velocidade do motor influenciam no fluxo de ar admitido, ponderando esta grandeza através de um fator de correção denominado eficiência volumétrica. Na admissão de combustível, no caso modelada para motores com injeção indireta na porta, procurou-se explanar quantitativamente sobre os diversos aspectos que influenciam a evaporação do combustível. Na geração de energia útil, priorizou-se a análise de como as características do motor e da combustão afetam a produção de torque. Na evolução térmica do motor, examinaram-se os principais fluxos energéticos do motor e os aspectos que os influenciam. Ademais, foram executadas as validações dos modelos levantados para o motor EA 111 VHT 1.6l. Os resultados, com seus respectivos erros, podem ser encontrados neste trabalho.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 19.01.2018
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      SILVA, Marcos Henrique Carvalho. Modelagem de motores a combustão interna com tecnologia FLEX. 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-17072018-084552/. Acesso em: 18 abr. 2024.
    • APA

      Silva, M. H. C. (2018). Modelagem de motores a combustão interna com tecnologia FLEX (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-17072018-084552/
    • NLM

      Silva MHC. Modelagem de motores a combustão interna com tecnologia FLEX [Internet]. 2018 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-17072018-084552/
    • Vancouver

      Silva MHC. Modelagem de motores a combustão interna com tecnologia FLEX [Internet]. 2018 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-17072018-084552/

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