Impacto do treino em habilidades de consciência fonológica na escrita de pré-escolares (2017)
- Authors:
- Autor USP: BARRERA, SYLVIA DOMINGOS - FFCLRP
- Unidade: FFCLRP
- DOI: 10.1590/2175-3539201702111080
- Subjects: CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA; ALFABETIZAÇÃO; PRÉ-ESCOLAR
- Keywords: ALFABETIZACIÓN; PHONOLOGICAL AWARENESS; LITERACY; PRESCHOOLERS
- Language: Português
- Abstract: Pesquisas recentes demonstram que aprender a ler e escrever em uma língua alfabética exige a compreensão da relação entre fonemas e grafemas, o que requer habilidades de segmentação da fala, isto é, consciência fonológica, sendo que tais habilidades têm se mostrado altamente correlacionadas à aprendizagem da língua escrita. Nesta pesquisa tivemos como objetivo avaliar os efeitos de um programa de intervenção em consciência fonológica sobre o desempenho em tarefas de escrita em 15 pré-escolares, os quais foram submetidos a provas de consciência fonológica, conhecimento de letras e escrita de palavras antes e após a intervenção. Os resultados sugerem um efeito positivo da intervenção tanto no desenvolvimento das habilidades metafonológicas, quanto nas habilidades de escrita dos participantes. Discute-se a importância da incorporação de atividades visando ao desenvolvimento da consciência fonológica na Educação Infantil, a fim de favorecer a aprendizagem da língua escritaInvestigaciones recientes demuestran que aprender a leer y a escribir en una lengua alfabética exige la comprensión de la relación entre fonemas y grafemas, lo que requiere habilidades de segmentación del habla, es decir, consciencia fonológica, siendo que tales habilidades se han mostrado altamente correlacionadas al aprendizaje de la lengua escrita. En esta investigación tuvimos como objetivo evaluar los efectos de un programa de intervención en consciencia fonológica sobre el desempeño en tareas de escritura en 15 pre-escolares, los cuales fueron sometidos a pruebas de consciencia fonológica, conocimiento de letras y escritura de palabras antes y tras la intervención. Los resultados sugieren un efecto positivo de la intervención tanto en el desarrollo de las habilidades meta fonológicas como en las habilidades de escritura de los participantes. Se discute la importancia de la incorporación de actividades visando al desarrollo de la consciencia fonológica en la Educación Infantil, a fin de favorecer el aprendizaje de la lengua escrita
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Psicologia Escolar e Educacional
- ISSN: 1413-8557
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 21, n. 1, p. 93-102, 2017
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
SANTOS, Maria José dos e BARRERA, Sylvia Domingos. Impacto do treino em habilidades de consciência fonológica na escrita de pré-escolares. Psicologia Escolar e Educacional, v. 21, n. 1, p. 93-102, 2017Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-3539201702111080. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Santos, M. J. dos, & Barrera, S. D. (2017). Impacto do treino em habilidades de consciência fonológica na escrita de pré-escolares. Psicologia Escolar e Educacional, 21( 1), 93-102. doi:10.1590/2175-3539201702111080 -
NLM
Santos MJ dos, Barrera SD. Impacto do treino em habilidades de consciência fonológica na escrita de pré-escolares [Internet]. Psicologia Escolar e Educacional. 2017 ; 21( 1): 93-102.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.1590/2175-3539201702111080 -
Vancouver
Santos MJ dos, Barrera SD. Impacto do treino em habilidades de consciência fonológica na escrita de pré-escolares [Internet]. Psicologia Escolar e Educacional. 2017 ; 21( 1): 93-102.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.1590/2175-3539201702111080 - "Ler", ouvir, refletir e compreender... operacionalizando princípios
- Influência da consciência fonológica na aprendizagem da leitura e escrita: o que dizem as pesquisas brasileiras
- Compreensão em leitura e desempenho escolar
- Influência do treinamento em consciência fonológica em crianças com dificuldades na alfabetização
- Efeitos de intervenção numa abordagem fônica em alunos com dificuldades na alfabetização
- Produção escrita de narrativas: influência de condições de solicitação
- Desempenho ortográfico e habilidades de produção textual em diferentes condições de solicitação
- Desenvolvendo competências de letramento emergente: inserção do programa DECOLE no contexto da educação infantil no Brasil
- Intervenção psicopedagógica na escola pública
- O processo de alfabetização de alunos portadores de TDAH com dificuldades de aprendizagem: um estudo exploratório
Informações sobre o DOI: 10.1590/2175-3539201702111080 (Fonte: oaDOI API)
Download do texto completo
Tipo | Nome | Link | |
---|---|---|---|
002893028.pdf | Direct link |
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas