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Aprendizado Bayesiano aplicado ao controle de veículos autônomos de grande porte (2018)

  • Autores:
  • Autor USP: ROCHA, FERNANDO HENRIQUE MORAIS DA - EESC
  • Unidade: EESC
  • Sigla do Departamento: SEL
  • Assuntos: SISTEMAS AUTÔNOMOS; PROCESSOS GAUSSIANOS; VEÍCULOS GUIADOS REMOTAMENTE
  • Palavras-chave do autor: Active modelling; Gaussian process; Otimização Bayesiana; System identification; Veículos autônomos
  • Idioma: Português
  • Resumo: O tópico de identificação de sistemas aparece em vários ramos da ciência, com especial importância ao campo de Controle Automático. Entretanto, os problemas encontrados na construção de uma representação precisa de um sistema, como a falta de informações prévias, e as diversas decisões de projeto que devem ser tomadas para a resolução de problemas de identificação de sistemas por meios mais tradicionais, podem ser solucionados através da análise empírica do sistema. Nesse sentido, os processos Gaussianos apresentam-se como uma alternativa viável para a modelagem não-paramétrica de sistemas, trazendo a vantagem da estimação da incerteza do modelo. Para verificar o potencial dos processos Gaussianos em problemas de identificação de sistemas, foi realizada a identificação do modelo longitudinal de um veículo de grande porte, tendo alcançado um desempenho satisfatório, mesmo quando se utilizou poucos dados de treinamento. A partir do modelo aprendido, foi projetado um controlador preditivo baseado em modelo para controlar a velocidade do veículo. O controlador levou em consideração a variância da predição do modelo GP (Gaussian Process - Processos Gaussianos) em consideração durante o processo de otimização do sinal de controle. O controlador proposto alcançou um baixo erro no seguimento da referência, mesmo em situações extremas, como estradas íngremes. Entretanto, em alguns tipos de problemas, o resultado só pode ser mensurado a partir da combinação de uma sequência de ações, ou sinais de controle, aplicados ao longo da execução do processo, como é o caso do problema de direção ecológica (eco-driving).Nesses casos, estratégias que otimizem sinais de controle instantâneos podem não ser viáveis, sendo necessária a utilização de estratégias em que toda a política de controle seja otimizada de uma vez. Além disso, a avaliação do custo, ou execução de todo um episódio do processo, pode ser dispendiosa, é desejável que uma solução seja encontrada com a menor quantidade de interações possíveis com o sistema real. Uma técnica apropriada para essa situação é a Otimização Bayesiana, um algoritmo de otimização caixa-preta bastante eficiente. Porém, um dos problemas dessa solução é a incapacidade de lidar com um grande número de dimensões. Sendo assim, nesse trabalho, foi proposto o Coordinate Descent Bayesian Optimisation, um algoritmo baseado na Otimização Bayesiana, que busca o ótimo em espaços de alta dmensionalidade de maneira mais eficiente pois otimiza cada dimensão individualmente, em um esquema de descida coordenada
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 21.02.2018
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      ROCHA, Fernando Henrique Morais da. Aprendizado Bayesiano aplicado ao controle de veículos autônomos de grande porte. 2018. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18153/tde-06072018-112445/. Acesso em: 16 abr. 2024.
    • APA

      Rocha, F. H. M. da. (2018). Aprendizado Bayesiano aplicado ao controle de veículos autônomos de grande porte (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18153/tde-06072018-112445/
    • NLM

      Rocha FHM da. Aprendizado Bayesiano aplicado ao controle de veículos autônomos de grande porte [Internet]. 2018 ;[citado 2024 abr. 16 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18153/tde-06072018-112445/
    • Vancouver

      Rocha FHM da. Aprendizado Bayesiano aplicado ao controle de veículos autônomos de grande porte [Internet]. 2018 ;[citado 2024 abr. 16 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18153/tde-06072018-112445/


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