Rede intersetorial do Programa Saúde na Escola: sujeitos, percepções e práticas (2018)
- Authors:
- Chiari, Antônio Paulo Gomes - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
- Ferreira, Raquel Conceição - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
- Akerman, Marco
- Amaral, João Henrique Lara do - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
- Machado, Kecyanne Malheiros - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
- Senna, Maria Inês Barreiros - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
- Autor USP: AKERMAN, MARCO - FSP
- Unidade: FSP
- DOI: 10.1590/0102-311X00104217
- Subjects: SAÚDE ESCOLAR; PLANOS E PROGRAMAS DE SAÚDE; PROMOÇÃO DA SAÚDE; POLÍTICAS PÚBLICAS
- Language: Português
- Abstract: Este estudo avaliou a implementação e a execução do Programa Saúde na Escola (PSE) no Município de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, os me - canismos que favorecem a ação intersetorial e a percepção dos gestores mu - nicipais sobre a intersetorialidade. Foi desenvolvido um estudo de caso por meio de pesquisa documental e da aplicação de um questionário eletrônico. A pesquisa documental analisou as portarias federais e municipais sobre o PSE publicadas no Diário Oficial da União e no Diário Oficial do Município e notícias sobre o programa publicadas no Diário Oficial do Município . Um questionário semiestruturado online foi aplicado a trinta gestores muni- cipais. Análise de conteúdo foi usada para os dados qualitativos da pesquisa documental e do questionário. Os dados quantitativos foram interpretados por análise descritiva realizada pelo programa Stata v. 13. Mecanismos integra- dores foram identificados nas normativas federais e municipais e no modelo singular de PSE adotado pelo município. Esses mecanismos são potencialmen- te promotores da articulação permanente entre a saúde e a educação. A pes - quisa com os gestores demonstrou, no entanto, uma baixa utilização desses mecanismos e o predomínio da lógica setorial nessa instância do programa. Percebeu-se uma dificuldade na construção da intersetorialidade também no desenvolvimento das ações do PSE. As potencialidades da ação intersetorial identificadas nos textos oficiais e descritas nas notícias institucionais não re - verberaram nas práticas dos gestores nem na atuação sobre os territórios
- Imprenta:
- Publisher place: Rio de Janeiro
- Date published: 2018
- Source:
- Título do periódico: Cadernos de Saúde Pública
- ISSN: 1678-4464
- Volume/Número/Paginação/Ano: v.34, n.5, art. e00104217 [15p.], 2018
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
CHIARI, Antônio Paulo Gomes et al. Rede intersetorial do Programa Saúde na Escola: sujeitos, percepções e práticas. Cadernos de Saúde Pública, v. 34, n. 5, p. art. e00104217 [15], 2018Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311X00104217. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Chiari, A. P. G., Ferreira, R. C., Akerman, M., Amaral, J. H. L. do, Machado, K. M., & Senna, M. I. B. (2018). Rede intersetorial do Programa Saúde na Escola: sujeitos, percepções e práticas. Cadernos de Saúde Pública, 34( 5), art. e00104217 [15]. doi:10.1590/0102-311X00104217 -
NLM
Chiari APG, Ferreira RC, Akerman M, Amaral JHL do, Machado KM, Senna MIB. Rede intersetorial do Programa Saúde na Escola: sujeitos, percepções e práticas [Internet]. Cadernos de Saúde Pública. 2018 ;34( 5): art. e00104217 [15].[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/0102-311X00104217 -
Vancouver
Chiari APG, Ferreira RC, Akerman M, Amaral JHL do, Machado KM, Senna MIB. Rede intersetorial do Programa Saúde na Escola: sujeitos, percepções e práticas [Internet]. Cadernos de Saúde Pública. 2018 ;34( 5): art. e00104217 [15].[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/0102-311X00104217 - Apresentação
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- Editorial
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Informações sobre o DOI: 10.1590/0102-311X00104217 (Fonte: oaDOI API)
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