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Identificação pragmática da linguagem e comunicação social: estudo comparativo entre crianças com transtornos de comunicação (2018)

  • Authors:
  • Autor USP: SAWASAKI, LIDIANE YUMI - FOB
  • Unidade: FOB
  • Sigla do Departamento: BAF
  • Subjects: IDENTIFICAÇÃO; LINGUAGEM; COMUNICAÇÃO SOCIAL; CRIANÇAS; TRANSTORNOS DA COMUNICAÇÃO; AUTISMO; LINGUAGEM INFANTIL; TRANSTORNOS DA LINGUAGEM
  • Language: Português
  • Abstract: Dificuldades pragmáticas podem ocorrer em diferentes transtornos da comunicação, desde aqueles em que a dificuldade vai além da comunicação social e afeta habilidades para manter relacionamentos e interesses variados, como no Transtorno do Espectro Autista (TEA), até alterações que afetam a compreensão e expressão linguística sem prejuízo intelectual ou sensorial, como no Distúrbio Específico de Linguagem (DEL). O estudo teve como objetivo investigar a eficácia de questionário sobre habilidades pragmáticas e comunicação social APLSC - na identificação de alterações pragmáticas de crianças com transtornos de comunicação. Foram selecionadas 40 crianças entre 3;0 e 6;11 anos, 10 com TEA, 10 com DEL e 20 com desenvolvimento típico de linguagem DTL (grupo comparativo). Os sujeitos foram seus pais e professores. Foi aplicado o questionário APLS (Assessment of Pragmatic Language and Social Communication: Parent and Professional Report Beta Research Version) sobre comunicação social e linguagem pragmática em pais e professores. Os 80 questionários foram submetidos à análise estatística descritiva, também foi utilizado o teste t paramétrico e os testes não-paramétricos de Kruskal-Wallis e de Mann-Whitney U, além da aplicação do One-Sample Kolmogorov-Smirnov Test para verificar se os dados obedeciam à distribuição normal. Ainda. Os resultados indicaram pior desempenho das crianças com TEA em relação ao grupo comparativo, com diferença significante tanto na percepção dos pais como dos professores. Não houve diferença significante entre os grupos DEL e DTL, mas o grupo com DEL teve pior desempenho em relação aso seus pares comparativos. As respostas dos pais das crianças com TEA e DEL foram comparadas, havendo diferença significante. Quanto às respostas dos professores, o grupo DEL apresentou maior pontuação em relação ao grupo TEA.A comparação das respostas dos pais e dos professores das crianças com TEA, DEL e DTL não indicou diferença significante. Concluindo, crianças com TEA apresentaram prejuízos mais significativos nas habilidades pragmáticas e sociais em relação às crianças DEL, e tanto as com TEA como as com DEL apresentaram maiores limitações nestas habilidades em relação aquelas com desenvolvimento típico de linguagem. Desta forma, o questionário APLSC mostrou-se sensível à investigação pragmática de acordo com o esperado para cada grupo de sujeitos. Considerando as perguntas feitas para pais e professores do questionário, a percepção de ambos se mostrou semelhante.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 22.01.2018
  • Acesso à fonte
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    • ABNT

      SAWASAKI, Lidiane Yumi. Identificação pragmática da linguagem e comunicação social: estudo comparativo entre crianças com transtornos de comunicação. 2018. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Bauru, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-24052018-173930/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Sawasaki, L. Y. (2018). Identificação pragmática da linguagem e comunicação social: estudo comparativo entre crianças com transtornos de comunicação (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Bauru. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-24052018-173930/
    • NLM

      Sawasaki LY. Identificação pragmática da linguagem e comunicação social: estudo comparativo entre crianças com transtornos de comunicação [Internet]. 2018 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-24052018-173930/
    • Vancouver

      Sawasaki LY. Identificação pragmática da linguagem e comunicação social: estudo comparativo entre crianças com transtornos de comunicação [Internet]. 2018 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-24052018-173930/


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