A prática educativa docente sobre o projeto político pedagógico: relato de experiência junto à pós-graduação em enfermagem (2017)
- Authors:
- USP affiliated authors: DORNELES, LETICIA LOPES - EERP ; GONÇALVES, MARLENE FAGUNDES CARVALHO - EERP ; FORTUNA, CINIRA MAGALI - EERP ; CLAPIS, MARIA JOSÉ - EERP
- Unidade: EERP
- DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i3p179-182
- Subjects: APRENDIZAGEM; MÉTODOS DE ENSINO; ENSINO SUPERIOR
- Keywords: Metodologias ativas; Aprendizagem baseada em problemas; Educação superior; Ensino
- Language: Português
- Abstract: O objetivo deste estudo foi relatar a experiência de pós-graduandas na elaboração e aplicação de uma prática educativa sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP), adequado ao ensino de graduação, utilizando metodologias ativas de ensino-aprendizagem. A atividade foi apresentada para pós-graduandos no contexto de uma disciplina de pós-graduação, sob orientação das docentes responsáveis. A aula ocorreu em 2015, teve a duração de três horas, contou com a participação de 35 pós-graduandos e teve como proposta desenvolver nos alunos condições de conceituar o PPP; entender sua importância, seus princípios e estrutura; compreender os processos que envolvem a sua elaboração e desenvolver pensamentos críticos e reflexivos sobre os desafios de sua implementação nas instituições de ensino. A aula foi desenvolvida em três etapas. Na primeira, disponibilizou-se aos alunos um texto com uma situação-problema fictícia que tratava da elaboração de um PPP para resolver dificuldades de uma instituição de ensino. Na segunda, adaptou-se a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) ao objetivo proposto, buscando os conhecimentos prévios dos alunos acerca do PPP. E na terceira, utilizaramse tarjas de cartolina que continham as etapas de construção de um PPP, para que os alunos as discutissem e as dispusessem em sequência correta. A atividade foi avaliada como satisfatória. Para as pós-graduandas, a experiência de planejar e aplicar metodologias ativas no contexto de ensino-aprendizagem possibilitou: compreender a relevância de um PPP, construir coletivamente sua concepção e desenvolver a formação docente.
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Revista de Graduação da USP - Grad +
- ISSN: 2525-376X
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 2, n. 3, p. 179-182, 2017
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc-sa
-
ABNT
RODRIGUEZ, Anna Maria Meyer Maciel et al. A prática educativa docente sobre o projeto político pedagógico: relato de experiência junto à pós-graduação em enfermagem. Revista de Graduação da USP - Grad +, v. 2, n. 3, p. 179-182, 2017Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i3p179-182. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Rodriguez, A. M. M. M., Cassemiro, L. K. D. da S., Dorneles, L. L., Peppe, M. V., Gonçalves, M. F. C., Fortuna, C. M., & Clapis, M. J. (2017). A prática educativa docente sobre o projeto político pedagógico: relato de experiência junto à pós-graduação em enfermagem. Revista de Graduação da USP - Grad +, 2( 3), 179-182. doi:10.11606/issn.2525-376X.v2i3p179-182 -
NLM
Rodriguez AMMM, Cassemiro LKD da S, Dorneles LL, Peppe MV, Gonçalves MFC, Fortuna CM, Clapis MJ. A prática educativa docente sobre o projeto político pedagógico: relato de experiência junto à pós-graduação em enfermagem [Internet]. Revista de Graduação da USP - Grad +. 2017 ; 2( 3): 179-182.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i3p179-182 -
Vancouver
Rodriguez AMMM, Cassemiro LKD da S, Dorneles LL, Peppe MV, Gonçalves MFC, Fortuna CM, Clapis MJ. A prática educativa docente sobre o projeto político pedagógico: relato de experiência junto à pós-graduação em enfermagem [Internet]. Revista de Graduação da USP - Grad +. 2017 ; 2( 3): 179-182.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i3p179-182 - Caracterização do uso dos portfólios no curso de bacharelado e licenciatura da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
- Acompanhamento de futuros docentes universitários: experiências no Programa de Aperfeçoamento de Ensino da Universidade de São Paulo
- Construção de conhecimentos sobre docência no ensino superior em saúde: relato de experiência da pós-graduação
- Reflexão sobre a disciplina de docência no ensino de saúde: experiência instituinte de uma pós-graduanda
- Zona de desenvolvimento proximal como base para relatar experiência de estágio na graduação de enfermagem
- Análise da avaliação atitudinal na formação do profissional de nível médio em enfermagem
- Aprendizagem no currículo integrado: um estudo a partir dos portfolios dos alunos
- Significado da hanseníase para pessoas que viveram o tratamento no período sulfônico e da poliquimioterapia
- La construcción de narrativas crítico-reflexivas en los portfolios de estudiantes de enfermería
- Primary health care workers' view on the presence of nursing students
Informações sobre o DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i3p179-182 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas