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Educação prisional: gênese, desafios e nuances do nascimento de uma política pública de educação (2016)

  • Autores:
  • Autor USP: MOREIRA, FáBIO APARECIDO - FE
  • Unidade: FE
  • Assuntos: PRISÕES; POLÍTICA EDUCACIONAL; POLÍTICAS PÚBLICAS; EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
  • Palavras-chave do autor: Abordagem do ciclo de políticas; Diretrizes nacionais; Educação de jovens e adultos; Educação em prisões; Education in prisons; Education policy; National guidelines; Planos estaduais; Política educacional; State plans; The policy cycle approach; Youth and adult education
  • Idioma: Português
  • Resumo: Com a aprovação das Diretrizes para a Educação em Estabelecimentos Penais (CNPCP, 2009 e CNE, 2010) e do Plano Estratégico para Educação em Prisões, de novembro de 2011, institucionaliza-se no Brasil a perspectiva de que a Educação em Prisões possa ser concebida, tratada e, portanto, avaliada, como uma política pública de Educação. A obrigatoriedade de que todos os estados federativos, com as especificidades que lhes são próprias, elaborem suas políticas para a oferta de Educação aos presos permite situar a Educação em prisões como a última grande fronteira a ser enfrentada pela Educação brasileira. Utilizando-se do modelo de análise de política pública sugerido por Bowe e Ball (1992) policy cycle approach (abordagem do ciclo de políticas) -, a pesquisa visa historiar, descrever e analisar dialeticamente a complexidade do processo de construção de uma política pública, os papéis que exercem os seus diversos atores, a produção de leis, de textos e de discursos e os mecanismos por meio dos quais os estados federados se apropriam dos elementos desta política de Estado para efetivá-las como políticas de governo local. A pesquisa tem como campo empírico os 27 estados federativos e o Distrito Federal, adotando-se como amostra para a pesquisa qualitativa cinco estados representativos das regiões geográficas do país. A tese desta pesquisa é de que a realidade da educação e do sistema penitenciário brasileiro requer da sociedade e do Estado uma política com discursos e práticasdistintos, tanto em relação à Educação quanto em relação ao crime, à pena e à prisão
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 21.11.2016
  • Acesso à fonte
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    • ABNT

      MOREIRA, Fábio Aparecido. Educação prisional: gênese, desafios e nuances do nascimento de uma política pública de educação. 2016. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14052018-132205/. Acesso em: 26 abr. 2024.
    • APA

      Moreira, F. A. (2016). Educação prisional: gênese, desafios e nuances do nascimento de uma política pública de educação (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14052018-132205/
    • NLM

      Moreira FA. Educação prisional: gênese, desafios e nuances do nascimento de uma política pública de educação [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 26 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14052018-132205/
    • Vancouver

      Moreira FA. Educação prisional: gênese, desafios e nuances do nascimento de uma política pública de educação [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 26 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14052018-132205/

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