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Efeitos da reputação corporativa nas decisões de investimento (2018)

  • Authors:
  • Autor USP: CHIMIRRI, MIRIAN WAWRZYNIAK - EESC
  • Unidade: EESC
  • Sigla do Departamento: SES
  • Assunto: INVESTIMENTOS
  • Keywords: REPUTAÇÃO CORPORATIVA; ESTRUTURA DE PROPRIEDADE; RESTRIÇÃO FINANCEIRA
  • Language: Português
  • Abstract: Este estudo tem por objetivo verificar como a reputação afeta as decisões de investimento das firmas. Já existe um consenso na literatura de que uma boa reputação contribui para o desempenho da firma, mas ainda são poucos e recentes os estudos que verificam as relações entre reputação corporativa e decisões de investimento. Portanto, deseja-se verificar se a reputação afeta a probabilidade de uma empresa ser classificada como subinvestimento, investimento eficiente ou sobreinvestimento; e também qual é o impacto da reputação na taxa de crescimento do investimento de uma firma. Para isso utiliza-se uma base de dados longitudinais de 180 firmas espanholas entre 2000 e 2015. A mensuração para reputação corporativa é feita através da classificação no ranking de reputação Merco, que divulga anualmente uma lista com as cem empresas espanholas com melhor reputação naquele ano. Os dados financeiros e de estrutura de propriedade são obtidos através do sistema SABI. Inicialmente, o modelo tem como variável dependente uma binária que representa se a empresa pertence ou não a determinado nível de investimento. Neste caso, regressões logísticas são utilizadas para determinar como a reputação afeta a probabilidade da empresa ser classificada por apresentar subinvestimento, investimento ótimo ou sobreinvestimento. Em seguida, a variável dependente é a taxa de investimento da firma, portanto, o método GMM-sys é aplicado para controlar a endogeneidade provocada pela inclusão da variável dependente defasada no modelo. Também são estimados modelos considerando a restrição financeira da firma, seu tamanho e sua estrutura de propriedade. Os resultados mostram que a reputação interfere de maneira positiva na taxa de investimento das firmas espanholas. Além disso, quando a empresa tem melhor reputação, sua dependência de caixa para fazer investimentos também aumenta.Contudo, a reputação não é significativa para aumentar a probabilidade de uma empresa apresentar investimento eficiente, nem para explicar o investimento das firmas consideradas restritas financeiramente
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 22.02.2018
  • Acesso à fonte
    How to cite
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    • ABNT

      CHIMIRRI, Mirian Wawrzyniak. Efeitos da reputação corporativa nas decisões de investimento. 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18157/tde-16052018-091444/. Acesso em: 18 abr. 2024.
    • APA

      Chimirri, M. W. (2018). Efeitos da reputação corporativa nas decisões de investimento (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18157/tde-16052018-091444/
    • NLM

      Chimirri MW. Efeitos da reputação corporativa nas decisões de investimento [Internet]. 2018 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18157/tde-16052018-091444/
    • Vancouver

      Chimirri MW. Efeitos da reputação corporativa nas decisões de investimento [Internet]. 2018 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18157/tde-16052018-091444/


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