Exportar registro bibliográfico

Desenvolvimento e avaliação de curso on-line sobre suporte avançado de vida em parada cardiorrespiratória para enfermeiro (2017)

  • Autores:
  • Autor USP: TOMAZINI, EDENIR APARECIDA SARTORELLI - EE
  • Unidade: EE
  • Sigla do Departamento: ENO
  • Assuntos: TECNOLOGIA EDUCACIONAL; EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; AVALIAÇÃO DE CURSO; RESSUSCITAÇÃO; PARADA CARDÍACA; EDUCAÇÃO PERMANENTE; INFORMÁTICA EM ENFERMAGEM
  • Palavras-chave do autor: Cardiopulmonary resuscitation; Cardiorespiratory arrest; Computer science in nursing; Continuing education; Course evaluation; Distance education; Educational technology
  • Idioma: Português
  • Resumo: Introdução: O desenvolvimento e a aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação associadas à internet exercem mudanças no processo de ensino aprendizagem e podem contribuir para a educação permanente em enfermagem, favorecendo a capacitação de enfermeiros, para reconhecer imediatamente a situação de parada cardiorrespiratória (PCR) de adultos e sistematizar as intervenções de suporte avançado de vida (SAV), a fim de que colaborem para o sucesso da reanimação cardiopulmonar e maior sobrevida dos pacientes. Objetivos: Desenvolver e avaliar a qualidade do curso on-line para enfermeiros sobre suporte avançado de vida nos casos de parada cardiorrespiratória em adultos. Método: Pesquisa metodológica aplicada, na modalidade de produção tecnológica de natureza quantitativa, exploratória e descritiva. Para o desenvolvimento do curso on-line, utilizou-se o modelo de Design Instrucional Contextualizado (DIC). A seleção dos participantes foi aleatória, intencional e não probabilística. Participaram do estudo dezesseis enfermeiros especialistas na área de urgência e emergência adultos e/ou de educação on-line. A coleta de dados ocorreu no período de novembro a dezembro de 2016. A avaliação do curso on-line foi baseada em critérios validados de Avaliação da Qualidade de Objetos de Aprendizagem.Resultados: O curso on-line foi implementado no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle®, em nove unidades de aprendizagem e obtiveram índices de alta e boa qualidade em quinze (75%) critérios referentes à pertinência, contextualização, qualidade da informação, navegação, referências, portabilidade, correção de conteúdo, clareza das informações, facilidade de aprendizagem na interação e de localização das informações, interatividade, eficiência de utilização, utilização de recursos audiovisuais, ergonomia e estética. Foram avaliados cinco (25%) critérios como qualidade mediana relacionados à facilidade de retorno, uso de marcas especiais, gestão de erros, múltiplas janelas, ajuda aos usuários. Conclusões: os resultados mostraram que os referenciais teórico-metodológicos e pedagógicos adotados possibilitaram o desenvolvimento do curso on-line sobre SAV em PCR de adultos conferindo-lhe viabilidade de integrar tecnologias e estratégias educacionais inovadoras na implementação de capacitação e atualização de enfermeiros nas situações de emergência utilizando AVA.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 06.07.2017
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      TOMAZINI, Edenir Aparecida Sartorelli. Desenvolvimento e avaliação de curso on-line sobre suporte avançado de vida em parada cardiorrespiratória para enfermeiro. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-26102017-095053/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Tomazini, E. A. S. (2017). Desenvolvimento e avaliação de curso on-line sobre suporte avançado de vida em parada cardiorrespiratória para enfermeiro (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-26102017-095053/
    • NLM

      Tomazini EAS. Desenvolvimento e avaliação de curso on-line sobre suporte avançado de vida em parada cardiorrespiratória para enfermeiro [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-26102017-095053/
    • Vancouver

      Tomazini EAS. Desenvolvimento e avaliação de curso on-line sobre suporte avançado de vida em parada cardiorrespiratória para enfermeiro [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-26102017-095053/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024