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Improvisações livres de uma perspectiva anarquista: invenção de heterotopias do fazer musical (2017)

  • Autores:
  • Autor USP: GOMES, STÊNIO RAMALHO BIAZON - ECA
  • Unidade: ECA
  • Sigla do Departamento: CMU
  • Assunto: IMPROVISAÇÃO (MÚSICA)
  • Palavras-chave do autor: anarchists practices; free musical improvisation; heterotopias; heterotopies; práticas anarquistas
  • Idioma: Português
  • Resumo: Nesta pesquisa foram estudadas as improvisações musicais livres de uma perspectiva anarquista, i.e., interessada em anarquizar as múltiplas relações a elas associadas. Discute-se isto tendo em vista questões influenciadas metodologicamente por Michel Foucault. Uma delas diz respeito a maneira pela qual se dão as performances, para a qual importa tratar das relações do improvisador consigo mesmo, com os demais performers e de como ambas incidem no fluxo (o desdobramento temporal da performance). Nesta questão se lida sobretudo com as pesquisas de Manuel Falleiros e Rogério Costa. Outra questão concerne ao lugar (o espaço físico, geograficamente "localizável") em que tais práticas são realizadas, indicando também a importância das relações que circundam as performances. Para esta são trazidas considerações de Costa, Chefa Alonso e David Bell, bem como a noção de heterotopia, cunhada por Foucault e associada aos anarquismos por Edson Passetti; e ainda, minhas considerações relacionadas ao período em que assisti aos ensaios da Orquestra Errante (OE) - grupo de improvisação livre da USP, coordenado pelo orientador desta pesquisa. Uma última questão concerne à dissolução dos improvisadores, tendo em vista, por questão de recorte, sobretudo suas relações consigo mesmo (em sentidos múltiplos). Para esta, refere-se também a OE e faz-se uso do filósofo Max Stirner. Importa ainda ao trabalho opor as invenções, com seus percursos e transitoriedades, à criação, aspirante à perfeição e ao acabado
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 19.12.2017
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      GOMES, Stênio Ramalho Biazon. Improvisações livres de uma perspectiva anarquista: invenção de heterotopias do fazer musical. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-18042018-141221/. Acesso em: 17 abr. 2024.
    • APA

      Gomes, S. R. B. (2017). Improvisações livres de uma perspectiva anarquista: invenção de heterotopias do fazer musical (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-18042018-141221/
    • NLM

      Gomes SRB. Improvisações livres de uma perspectiva anarquista: invenção de heterotopias do fazer musical [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 17 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-18042018-141221/
    • Vancouver

      Gomes SRB. Improvisações livres de uma perspectiva anarquista: invenção de heterotopias do fazer musical [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 17 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-18042018-141221/


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