Eu nem sabia que sabia tanto: uma proposta de educação permanente, colaborativa e participativa com equipes multiprofissionais da atenção básica (2015)
- Authors:
- Autor USP: PEDRO, PAULO FRAZÃO SÃO - FSP
- Unidade: FSP
- Subjects: EDUCAÇÃO PERMANENTE; EDUCAÇÃO EM SAÚDE; COOPERAÇÃO; PARTICIPAÇÃO
- Language: Português
- Abstract: A Educação Permanente em Saúde (EPS) tem sido trabalhada prioritariamente no âmbito da relação gestão – trabalhadores, e poucas vezes usada como estratégia para ampliar os encontros entre trabalhadores e usuários. Com o objetivo de usar a EPS como estratégia para concretizar a construção de pactos que coloquem os usuários e suas necessidades como foco da organização do trabalho em saúde, foi realizada uma oficina de formação de doze encontros de quatro horas cada. Essa oficina foi planejada no modelo participativo, estimulou a cooperação entre diferentes profissionais e usuárias na análise da atenção à gestante, analisou de maneira colaborativa e participativa os aspectos do cuidado à saúde da gestante durante o pré-natal, preparando profissionais e usuárias para a construção de um protocolo de atendimento à gestante e estimulou a cooperação e adequação dos serviços às necessidades dos usuários. A oficina contou com oito profissionais e duas usuárias, e para estimular a análise e avaliação das ações de atenção básica oferecida foi utilizado uma metodologia de planejamento de intervenções sociais, ZOPP (Planejamento de Projetos Orientado por Objetivos), prevendo a construção de uma “árvore de problemas” e “árvore de objetivos”. A proposta participativa de educação permanente favoreceu a visão crítica e a análise sobre o cuidado da saúde da gestante durante o pré-natal. O método ZOPP foi eficiente na visualização dos fatores internos e externos ao serviço que comprometem a qualidade do cuidado da gestante. A visualização dos problemas e objetivos revelou aos participantes o próprio conhecimento e a valorização das suas atuações e complementariedades e uma aproximação da visão do profissional com a realidade do usuário. Esta intervenção propiciou uma aproximação entre aqueles que executam os serviços e os que avaliam/planejam, favorecendo autonomia e engajamento.Entretanto, a compreensão desta temática gera tensões e expectativas de novas ações e mudanças. Um trabalho como este, efetiva mudanças na qualidade dos serviços, sobretudo quando sucedido por novas intervenções e projetos no âmbito de uma estratégia geral de educação permanente. Por meio da experiência desenvolvida, foi possível recuperar a confiança, aumentar a colaboração interprofissional, e ressignificar a autonomia e a interdependência do trabalho profissional gerando novos conhecimentos sobre o tema tendo por referência as necessidades das gestantes
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Saúde e Sociedade
- ISSN: 0104-1290
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 24, supl. 1, p. 80, 2015
- Conference titles: Congresso Paulista de Saúde Pública
-
ABNT
FAQUIM, Juliana Pereira da Silva e BUIATTI, Natália Bernardes Palazzo e FRAZÃO, Paulo. Eu nem sabia que sabia tanto: uma proposta de educação permanente, colaborativa e participativa com equipes multiprofissionais da atenção básica. Saúde e Sociedade. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Disponível em: http://apsp.org.br/wp-content/uploads/2015/12/anais-congresso-2015.pdf. Acesso em: 28 mar. 2024. , 2015 -
APA
Faquim, J. P. da S., Buiatti, N. B. P., & Frazão, P. (2015). Eu nem sabia que sabia tanto: uma proposta de educação permanente, colaborativa e participativa com equipes multiprofissionais da atenção básica. Saúde e Sociedade. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Recuperado de http://apsp.org.br/wp-content/uploads/2015/12/anais-congresso-2015.pdf -
NLM
Faquim JP da S, Buiatti NBP, Frazão P. Eu nem sabia que sabia tanto: uma proposta de educação permanente, colaborativa e participativa com equipes multiprofissionais da atenção básica [Internet]. Saúde e Sociedade. 2015 ; 24 80.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://apsp.org.br/wp-content/uploads/2015/12/anais-congresso-2015.pdf -
Vancouver
Faquim JP da S, Buiatti NBP, Frazão P. Eu nem sabia que sabia tanto: uma proposta de educação permanente, colaborativa e participativa com equipes multiprofissionais da atenção básica [Internet]. Saúde e Sociedade. 2015 ; 24 80.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://apsp.org.br/wp-content/uploads/2015/12/anais-congresso-2015.pdf - Custo-efetividade da escovação dental supervisionada na prevenção da cárie dentária infantil
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