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Promoção da saúde sob a ótica de diferentes partes interessadas (2015)

  • Autores:
  • Autor USP: PHILIPPI, SONIA TUCUNDUVA - FSP
  • Unidade: FSP
  • Assuntos: STAKEHOLDER; INDÚSTRIA DE ALIMENTOS; INDÚSTRIA DE BEBIDAS; PROMOÇÃO DA SAÚDE
  • Idioma: Português
  • Resumo: INTRODUÇÃO A Organização Mundial da Saúde (OMS) identifica a alimentação como o principal fator responsável pelo aumento da prevalência de desnutrição e obesidade no mundo, ao mesmo tempo em que aponta como entidades responsáveis pela inversão dessa tendência: estado, sociedade civil, organizações não governamentais e setor privado, especialmente as indústrias de alimentos e bebidas. Somado a isso, as maiores empresas do setor admitem ter uma responsabilidade junto à sociedade, sendo que a maioria estabelece compromissos associados à promoção da saúde e de alimentos mais nutritivos. OBJETIVOS Avaliar a percepção de stakeholders estratégicos (partes interessadas) na América Latina sobre o papel das indústrias de alimentos e bebidas na promoção da saúde. METODOLOGIA Por meio da plataforma BrightTALK™, profissionais cadastrados de diferentes universidades, indústrias e órgãos governamentais foram convidados a responder uma pesquisa contendo perguntas chaves sobre o tema em questão. As respostas foram coletadas automaticamente pela plataforma e tabuladas em planilha Excel. RESULTADOS Participaram da pesquisa 411 indivíduos, sendo 46% representantes da indústria, 39% membros da academia e do governo e 15% de outras instituições. A maior parte das respostas (39%) teve origem no Mexico, seguido da Colombia (20%), Argentina (16%), Brasil (8%) e Chile (5%). Constatou-se que 90% dos profissionais concordam que a indústria é capaz de contribuir muito com a promoção da saúde pública e 10% moderadamente. Além disso, 14% afirmam que essa contribuição deve ser feita por meio de (a) reformulação de produtos; 2% (b) seguindo tendências de mercado; 16% (c) promovendo educação nutricional; 38% por uma combinação das opções (a) e (c); e 30% pela combinação das ações (a), (b) e (c).Observou-se ainda que, 89% das pessoas indicam que as maior fortalezas das indústrias são: a produção de novas tecnologias, os canais de informação ao consumidor e capacidade de distribuição eficiente. CONCLUSÃO Ficou evidente que as partes interessadas consultadas concordam que as indústrias de alimentos e bebidas desempenham um papel relevante na promoção da saúde pública. A conclusão reforça as premissas da OMS e o argumento de que a colaboração multissetorial e as parcerias público-privadas são mecanismos necessários para atender as necessidades nutricionais das populações nos diferentes cursos da vida
  • Imprenta:
  • Fonte:
    • Título do periódico: Nutrire
    • ISSN: 1519-8928
    • Volume/Número/Paginação/Ano: v. 40, supl, p. 463, res. PO-26-170, 2015
  • Nome do evento: Congresso Nacional da SBAN
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      LLANOS, Maria Fernanda Elias e PHILIPPI, Sonia Tucunduva. Promoção da saúde sob a ótica de diferentes partes interessadas. Nutrire. São Paulo: Nutrire. Disponível em: http://www.sban.org.br/congresso2015/Revista_Nutrire_40_suplemento.pdf. Acesso em: 23 abr. 2024. , 2015
    • APA

      Llanos, M. F. E., & Philippi, S. T. (2015). Promoção da saúde sob a ótica de diferentes partes interessadas. Nutrire. São Paulo: Nutrire. Recuperado de http://www.sban.org.br/congresso2015/Revista_Nutrire_40_suplemento.pdf
    • NLM

      Llanos MFE, Philippi ST. Promoção da saúde sob a ótica de diferentes partes interessadas [Internet]. Nutrire. 2015 ; 40 463.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.sban.org.br/congresso2015/Revista_Nutrire_40_suplemento.pdf
    • Vancouver

      Llanos MFE, Philippi ST. Promoção da saúde sob a ótica de diferentes partes interessadas [Internet]. Nutrire. 2015 ; 40 463.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.sban.org.br/congresso2015/Revista_Nutrire_40_suplemento.pdf


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