Utilização de metodologia ativa de ensino nas aulas práticas de anatomia (2017)
- Autor:
- Autor USP: CARVALHO, CESAR ALEXANDRE FABREGA - ICB
- Unidade: ICB
- DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i3p117-121
- Assunto: ANATOMIA
- Idioma: Inglês
- Resumo: As estratégias pedagógicas adotadas na prática do ensino da Anatomia têm reduzido o processo de aprendizagem à simples memorização da Nomina Anatômica. O objetivo do presente trabalho foi o de avaliar a eficácia do emprego de metodologia ativa de ensino nas aulas práticas de Anatomia. Utilizaram-se situações-problema para serem resolvidas em equipe formada por sorteio. Cada equipe recebeu um formulário contendo: enunciados de casos, questões e nomes de estruturas anatômicas. Um tempo foi estabelecido para a resolução dos casos. Ao término de tal período, as equipes apresentaram as respostas de cada situação-problema com mediação do professor. A metodologia em questão tem sido adotada há cinco anos, nos diferentes cursos da área da Saúde. Verificou-se ao longo desse período maior motivação dos estudantes na busca ativa do aprendizado, maior índice de presença em aulas, além do desenvolvimento do espírito de equipe. Em conclusão, a metodologia aplicada nas aulas práticas de Anatomia promoveu resultados positivos em relação às avaliações e, principalmente, na aprendizagem efetiva do conteúdo pelo estudante
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Revista de Graduação USP
- ISSN: 2525-376X
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 2, n. 3, p. 117-121, 2017
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc-sa
-
ABNT
CARVALHO, Cesar Alexandre Fabrega. Utilização de metodologia ativa de ensino nas aulas práticas de anatomia. Revista de Graduação USP, v. 2, n. 3, p. 117-121, 2017Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i3p117-121. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Carvalho, C. A. F. (2017). Utilização de metodologia ativa de ensino nas aulas práticas de anatomia. Revista de Graduação USP, 2( 3), 117-121. doi:10.11606/issn.2525-376X.v2i3p117-121 -
NLM
Carvalho CAF. Utilização de metodologia ativa de ensino nas aulas práticas de anatomia [Internet]. Revista de Graduação USP. 2017 ; 2( 3): 117-121.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i3p117-121 -
Vancouver
Carvalho CAF. Utilização de metodologia ativa de ensino nas aulas práticas de anatomia [Internet]. Revista de Graduação USP. 2017 ; 2( 3): 117-121.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i3p117-121 - Morphometric and ultrastructure features of the ventral prostate of rats (Rattus norvegicus) submitted to long-term nicotine treatment
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Informações sobre o DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i3p117-121 (Fonte: oaDOI API)
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