Reflexões sobre a formação docente: seus determinantes e suas implicações identitárias (2017)
- Autores:
- Autores USP: SOUZA, MARIA CONCEIÇÃO BERNARDO DE MELLO E - EERP ; GOES, FERNANDA DOS SANTOS NOGUEIRA DE - EERP ; SILVA, MARTA ANGÉLICA IOSSI - EERP
- Unidade: EERP
- DOI: 10.14210/contrapontos.v17n2.p416-425
- Assuntos: APRENDIZAGEM; CONHECIMENTO
- Palavras-chave do autor: DOCENTE; TEACHER; LEARNING; KNOWLEDGE; APRENDIZAJE; CONOCIMIENTO
- Idioma: Português
- Resumo: Este artigo teve como objetivo elaborar uma reflexão teórico-vivencial a partir da disciplina Docência Universitária em Saúde: Formação da Identidade Profissional, oferecida pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, no segundo semestre de 2013. O trabalho do docente é um constante aprendizado, pois a identidade profissional é permeada pelo próprio fazer cotidiano, sendo essa construída, mantida ou modificada na relação estreita que os sujeitos têm com a realidade. Discutir a formação docente implica uma atividade complexa, assim como a própria profissão envolve tensões e dilemas que constituem as necessidades e a identidade de seus atores: os professores. Assim como a constituição identitária docente se dá pela percepção de si, dos outros e com os outros, essa pluralidade experimentada na existência também é refletida no pluralismo em que se pratica a docênciaEste artículo tuvo como objetivo elaborar una reflexión teórica y de la vivencia a partir de la asignatura Docencia Universitaria en Salud: Formación de la Identidad Profesional, ofrecida por el Programa de Posgrado en Enfermería de la Escuela de Enfermería de Ribeirão Preto de la Universidad de São Paulo en el segundo semestre de 2013. El trabajo del docente es un aprendizaje constante, debido a que la identidad profesional está impregnada por las propias tareas diarias, y es construida, mantenida o modificada por la estrecha relación que los individuos tienen con la realidad. Discutir la formación del docente implica una actividad compleja, así como la propia profesión, que involucra tensiones y dilemas que constituyen las necesidades y la identidad de sus actores: los profesores. Así como la constitución de la identidad docente se produce por la percepción de sí mismo, de los otros y con los otros, esta pluralidad experienciada en la existencia se refleja también en el pluralismo en el que se practica la docencia
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Revista Contrapontos
- ISSN: 1984-7114
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 17, n. 1, p. 416-425, 2017
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
FERNANDES, Carla Natalina da Silva et al. Reflexões sobre a formação docente: seus determinantes e suas implicações identitárias. Revista Contrapontos, v. 17, n. 1, p. 416-425, 2017Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n2.p416-425. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Fernandes, C. N. da S., Vicentine, F. B., Silva, N. M., Carvalho, T. A. M. de, Mundin, T. B., Souza, M. C. B. de M. e, et al. (2017). Reflexões sobre a formação docente: seus determinantes e suas implicações identitárias. Revista Contrapontos, 17( 1), 416-425. doi:10.14210/contrapontos.v17n2.p416-425 -
NLM
Fernandes CN da S, Vicentine FB, Silva NM, Carvalho TAM de, Mundin TB, Souza MCB de M e, Goes F dos SN de, Silva MAI. Reflexões sobre a formação docente: seus determinantes e suas implicações identitárias [Internet]. Revista Contrapontos. 2017 ; 17( 1): 416-425.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n2.p416-425 -
Vancouver
Fernandes CN da S, Vicentine FB, Silva NM, Carvalho TAM de, Mundin TB, Souza MCB de M e, Goes F dos SN de, Silva MAI. Reflexões sobre a formação docente: seus determinantes e suas implicações identitárias [Internet]. Revista Contrapontos. 2017 ; 17( 1): 416-425.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n2.p416-425 - Evaluation of the contribution of hospital accreditation in the process of permanent health education
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Informações sobre o DOI: 10.14210/contrapontos.v17n2.p416-425 (Fonte: oaDOI API)
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