Exportar registro bibliográfico

Públicos em emergência: modos de usar ofertas institucionais e práticas artísticas (2017)

  • Authors:
  • Autor USP: SILVA, DIOGO DE MORAES - ECA
  • Unidade: ECA
  • Sigla do Departamento: CAP
  • Subjects: PÚBLICO; ARTE; MEDIAÇÃO CULTURAL; INSTITUIÇÕES CULTURAIS; MUSEUS DE ARTE
  • Keywords: counterpublics; cultural mediation; contemporary art; public sphere; publics
  • Language: Português
  • Abstract: Por meio da combinação entre abordagem teórica e prática artística, a pesquisa coloca em questão o modo como os públicos são compreendidos e geridos no âmbito institucional da arte, particularmente no contexto brasileiro. Para isso, adotamos a mediação cultural como locus de investigação e atuação propício à confrontação de enunciados oriundos dos diferentes agentes envolvidos nesse circuito, desde os gestores, curadores, artistas e educadores até os públicos, cujas discursividades e performatividades correspondem ao foco do nosso interesse. Problematizando as formas abstratas de classificação utilizadas para designar e endereçar os destinatários das ofertas institucionais e das práticas artísticas por elas difundidas, o trabalho se imbui da postulação de um estatuto alternativo para os públicos, entendidos aqui como formações emergentes de sujeitos políticos. Isso implica a articulação de referências e precedentes capazes de contribuir para o processo de constituição de outro regime de interação entre os agentes institucionais e aqueles que seriam os beneficiários de suas proposições de viés educativo. A saber, um regime favorável ao surgimento, ao debate e à repercussão das demandas sociais, políticas e culturais manifestas por esses indivíduos e coletividades. Materializada na dissertação, a face teórica da pesquisa reúne e analisa conceitos, problemáticas e exemplos caros ao exercício crítico em torno da condição de público e das iniciativas institucionais, mediativas e artísticas que se ocupam de diferentes modalidades de interação com suas audiências. Já a sua face artística lança mão de um procedimento documentário, elegendo como recorte um formato de atração, organização e condução de visitantes amplamente usado pelas instituições artísticas para intermediar o seu acesso aos bens artístico-culturais. Trata-se das visitas mediadas com grupos.O Diário do busão: visitas escolares a instituições artísticas funciona como um dispositivo de sondagem e tradução das formas de atuação dos estudantes da rede pública de ensino nos equipamentos de arte concentrados no centro expandido da cidade de São Paulo. Com isso, busca conferir linguagem, visibilidade e circulação às suas respostas a uma ação institucional representativa das políticas de democratização cultural
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 27.10.2017
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      MORAES, Diogo de. Públicos em emergência: modos de usar ofertas institucionais e práticas artísticas. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27159/tde-06022018-085423/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Moraes, D. de. (2017). Públicos em emergência: modos de usar ofertas institucionais e práticas artísticas (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27159/tde-06022018-085423/
    • NLM

      Moraes D de. Públicos em emergência: modos de usar ofertas institucionais e práticas artísticas [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27159/tde-06022018-085423/
    • Vancouver

      Moraes D de. Públicos em emergência: modos de usar ofertas institucionais e práticas artísticas [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27159/tde-06022018-085423/


Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024