Escalas concorrentes para mensuração do envolvimento: um estudo com corredores de rua (2017)
- Autores:
- Autor USP: FREIRE, OTÁVIO BANDEIRA DE LAMÔNICA - EACH
- Unidade: EACH
- Assuntos: ENVOLVIMENTO; PSICOLOGIA DO CONSUMIDOR; ESPORTES
- Idioma: Português
- Resumo: Este estudo teve como objetivo comparar duas escalas para mensuração do Envolvimento: New Involvement Profile (NIP) e Personal Involvement Inventory (PII), avaliando suas propriedades psicométricas quando aplicadas ao contexto do esporte. Por meio da comparação do poder de explicação destas escalas com a intenção de recomendar e intenção de recompra, adotou-se como público-alvo da pesquisa consumidores-praticantes de corrida de rua na cidade de São Paulo. A metodologia aplicada concernente a um estudo transversal, junto a uma amostra com trezentos e vinte respondentes, permitiu a apropriação de dados suficientes para concluir que a escala New Involvement Profile apresentou melhores escores em função das duas variáveis preditoras, o que a credencia para demonstrar o potencial do uso de envolvimento para prever comportamentos, segmentar indivíduos e compreender grupos especiais de indivíduos, tais como praticantes de atividades esportivas de forma individual ou mesmo em grupo. O resultado final obtido gerou um modelo validado de acordo com os indicadores exigidos pela literatura
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Podium: sport, leisure and tourism review
- ISSN: 2316-932X
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 6, n. 4, p. 466-487, 2017
-
ABNT
SANTOS, Luiz Silva dos et al. Escalas concorrentes para mensuração do envolvimento: um estudo com corredores de rua. Podium: sport, leisure and tourism review, v. 6, n. 4, p. 466-487, 2017Tradução . . Disponível em: http://www.podiumreview.org.br/ojs/index.php/rgesporte/article/view/272/pdf. Acesso em: 18 abr. 2024. -
APA
Santos, L. S. dos, Freire, O. B. de L., Oliveira e Silva, F. Q. P. de, & Lourenço, M. (2017). Escalas concorrentes para mensuração do envolvimento: um estudo com corredores de rua. Podium: sport, leisure and tourism review, 6( 4), 466-487. Recuperado de http://www.podiumreview.org.br/ojs/index.php/rgesporte/article/view/272/pdf -
NLM
Santos LS dos, Freire OB de L, Oliveira e Silva FQP de, Lourenço M. Escalas concorrentes para mensuração do envolvimento: um estudo com corredores de rua [Internet]. Podium: sport, leisure and tourism review. 2017 ; 6( 4): 466-487.[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.podiumreview.org.br/ojs/index.php/rgesporte/article/view/272/pdf -
Vancouver
Santos LS dos, Freire OB de L, Oliveira e Silva FQP de, Lourenço M. Escalas concorrentes para mensuração do envolvimento: um estudo com corredores de rua [Internet]. Podium: sport, leisure and tourism review. 2017 ; 6( 4): 466-487.[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.podiumreview.org.br/ojs/index.php/rgesporte/article/view/272/pdf - O conceito de congruência e o endosso de celebridades esportivas
- Motivos da escolha do curso de Administração de Empresas por meio da modelagem da equações estruturais
- Drivers for environmental sustainability in the Brazilian beef chain
- The brand’s effect on the evaluation of advertising endorsed by celebrities: an experimental study
- The effectiveness of celebrity endorsement in aspiring new celebrities
- Frequência de uso no serviço de transporte individual por aplicativo: efeitos sobre as variáveis antecedentes da lealdade online
- Propriedades da escala Brand Luxury Index (BLI) no Brasil
- Influência da resposta a falha na atitude e na intenção em um contexto de alimentação saudável
- A influência da responsabilidade social corporativa, da recomendação, da confiança e do custo de mudança no brand equity de hospitais
- Construções mentais e distanciamento psicológico: um estudo bibliométrico
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas