O aprendizado na margem hipermidiática: aproximações hermenêuticas no cotidiano da pós-modernidade (2015)
- Autores:
- Autor USP: NERING, ERICA MASIERO - ECA
- Unidade: ECA
- Sigla do Departamento: CCA
- Assuntos: TECNOLOGIA EDUCACIONAL; TECNOLOGIA DA COMUNICAÇÃO; HIPERMÍDIA; AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO; APRENDIZAGEM; HERMENÊUTICA
- Palavras-chave do autor: Communication Studies; Everyday life; Hermeneutics; Hypermedia Learning; Production of Knowledge
- Idioma: Português
- Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo realizar uma reflexão teórico-filosófica sobre a inserção da hipermídia no cotidiano do aprendizado humano. Partimos da hipótese de que essa inserção é essencial em vias de uma mudança no paradigma escolar tradicional no contexto da pós-modernidade. Entendemos aqui, com base na filosofia hermenêutica de Hans-Georg Gadamer e sua crítica à epistemologia moderna e na crítica construtivista pelas vozes de Jean Piaget e Paulo Freire, que o conhecimento se constrói a partir da experiência cotidiana, da realidade do ser no mundo, e não pela inserção dos paradigmas científicos por eles mesmos, sem abertura ao diálogo com os saberes prévios. Sob essa ótica, desenvolvemos a noção da hipermídia como uma abertura a esse diálogo entre o senso comum cotidiano e os saberes científicos por meio de recursos como o hibridismo de linguagens, a organização hipertextual, a alinearidade e a interatividade, como conceituou a pesquisadora brasileira Lúcia Santaella. Entendemos aqui que a exploração dessas possibilidades leva a uma realocação do papel do sujeito na produção do conhecimento. Dessa forma, reposiciona-se o papel do professor, do estudante e das instituições escolares no contexto das novas tecnologias em uma estratégia descrita por J. J. Brunner que passa pela necessidade de ofertar à população uma educação contínua ao longo da vida e uma aprendizagem distribuída, que pode ser realizada a distância, para todos. Como metodologia para desenvolver esta tese, lançamos mão da análise de alguns fenômenos da atualidade, como hipermídias, experiências no âmbito artístico e científico e cursos a distância
- Imprenta:
- Data da defesa: 17.12.2015
-
ABNT
NERING, Erica Masiero. O aprendizado na margem hipermidiática: aproximações hermenêuticas no cotidiano da pós-modernidade. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-06022018-093824/. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Nering, E. M. (2015). O aprendizado na margem hipermidiática: aproximações hermenêuticas no cotidiano da pós-modernidade (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-06022018-093824/ -
NLM
Nering EM. O aprendizado na margem hipermidiática: aproximações hermenêuticas no cotidiano da pós-modernidade [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-06022018-093824/ -
Vancouver
Nering EM. O aprendizado na margem hipermidiática: aproximações hermenêuticas no cotidiano da pós-modernidade [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-06022018-093824/
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas