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A qualidade e a qualificação no ensino de espanhol nos Centros de Línguas Estrangeiras Modernas do Paraná (Celem-PR): um estudo de caso (2017)

  • Autores:
  • Autor USP: SANTOS, JEFFERSON JANUáRIO DOS - FE
  • Unidade: FE
  • Assuntos: ENSINO E APRENDIZAGEM; LÍNGUA ESPANHOLA; ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA; QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL; ENSINO E APRENDIZAGEM
  • Palavras-chave do autor: Celem; Celem; Ensino e aprendizagem de Línguas Estrangeiras; Espanhol; Qualidade; Qualificação; Qualification; Quality; Spanish; Teaching and learning foreign languages
  • Idioma: Português
  • Resumo: No contexto pós-criação do Mercosul (em 1991), quando houve um aumento substancial da demanda e oferta de cursos públicos e privados de Espanhol Língua Estrangeira (IRALA, 2004), tornou-se premente a realização de estudos que contribuíssem para a difusão desse idioma de maneira qualificada (HOPKINS, 1987). Algumas pesquisas (SANTOS, 2007, 2011) indicam que se leve em consideração o trabalho desenvolvido em instituições públicas de ensino de idiomas existentes em diversos estados brasileiros para que se possa realizar um debate teórico fundamentado sobre o tema. Uma dessas organizações é o Centro de Línguas Estrangeiras Modernas do Paraná (Celem), local em que desenvolvemos nossa investigação a qual analisa, fundamentalmente, questões relacionadas à qualidade e à qualificação (MURILLO, 2007; SANTOS, 2011) no ensino de espanhol. O problema central deste estudo revela-se por meio da seguinte indagação: a ação colaborativa entre pesquisador e professores do Celem em seu próprio locus profissional poderia gerar, de fato, um avanço pedagógico no que se refere à qualidade educativa no ensino de espanhol nas três unidades pesquisadas? Partimos da hipótese de que essa interação poderia melhorar significativamente tais contextos de ensino. Para respondermos à pergunta da pesquisa, relacionada às possíveis melhorias das atividades nos cursos estudados, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: a) verificar o funcionamento burocrático, pedagógico e organizacional do Celem paraaferir se esses componentes oferecem os subsídios necessários a uma prática letiva eficaz (MURILLO, 2007); b) conhecer a concepção de cada docente colaborador sobre o ensino (ROUSSIAU; BONARDI, 2001) das cinco dimensões da qualidade educativa estabelecidas em Santos (2011); c) aferir, por intermédio de estudos preliminares (questionários, entrevistas e observações de aulas), a necessidade de delimitar outras dimensões da qualidade para um entendimento mais preciso dos contextos letivos analisados (demonstrou-se, com essa atividade, a pertinência de inclusão da Dimensão 6: Materiais Didáticos e, também, da Dimensão 7: Motivação e Narrativas dos alunos); d) apurar se houve avanço (HOPKINS, 1987) nas concepções dos docentes e nos cursos observados após as intervenções do pesquisador voltadas à mudança (BLANCO, 2008); e e) averiguar a relevância de ações formativas mais constantes e sistemáticas direcionadas aos profissionais colaboradores com vistas à melhoria de suas práticas (MURILLO, 2007). A metodologia desta investigação foi essencialmente qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), com a utilização de questionários, entrevistas e observações de aula que forneceram os dados necessários à análise das concepções e ações pedagógicas dos professores estudados. Também fizemos uso da pesquisa-ação crítica (SANTORO FRANCO, 2005), caracterizada pela interação constante entre pesquisador e agentes do contexto estudado, o que possibilitou o desenvolvimento de atividades colaborativas(BARBIRATO, 2005) que levaram a mudanças positivas. Os principais dados obtidos, após a correspondente análise e triangulação, indicaram a pertinência das atividades de qualificação nos cursos dos educadores investigados, posto que, em maior ou menor grau, houve melhorias (HOPKINS, 1987) em suas aulas. Além disso, o exame dos dados revelou também a necessidade de que referidas práticas eficazes tenham continuidade, visto que o êxito duradouro desse tipo de processo demanda reflexão, planejamento e avaliação constantes (MURILLO, 2007, 2008)
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 22.09.2017
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      SANTOS, Jefferson Januário dos. A qualidade e a qualificação no ensino de espanhol nos Centros de Línguas Estrangeiras Modernas do Paraná (Celem-PR): um estudo de caso. 2017. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-06122017-120010/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Santos, J. J. dos. (2017). A qualidade e a qualificação no ensino de espanhol nos Centros de Línguas Estrangeiras Modernas do Paraná (Celem-PR): um estudo de caso (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-06122017-120010/
    • NLM

      Santos JJ dos. A qualidade e a qualificação no ensino de espanhol nos Centros de Línguas Estrangeiras Modernas do Paraná (Celem-PR): um estudo de caso [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-06122017-120010/
    • Vancouver

      Santos JJ dos. A qualidade e a qualificação no ensino de espanhol nos Centros de Línguas Estrangeiras Modernas do Paraná (Celem-PR): um estudo de caso [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-06122017-120010/


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