Exportar registro bibliográfico

O estampar na arte-educação: um estudo de caso no Ensino Médio (2016)

  • Authors:
  • Autor USP: OKASAKI, AYMÊ - EACH
  • Unidade: EACH
  • Subjects: ARTE-EDUCAÇÃO; ENSINO MÉDIO; ESTAMPARIA
  • Keywords: Design de superfície; Surface design
  • Language: Português
  • Abstract: A presente pesquisa destinada à Defesa de Dissertação, executada sob fomento da CAPES, tem como linha de pesquisa o Projeto de Têxtil e Moda. A proposta versa sobre a criação de um projeto educativo para a disciplina de Artes no Ensino Médio, que utilize as técnicas artesanais de estamparia têxtil no ensino de artes. O objetivo geral desta pesquisa é o de apresentar de que maneira a estamparia poderia ser utilizada no ensino da arte nas escolas. A utilização do design têxtil como elemento artístico em sala de aula se justifica pela inserção de diferentes suportes do cotidiano na arte contemporânea, que é um ponto importante a ser abordado no Ensino Básico de educação. Para a confecção do projeto educativo, foram levantadas as principais técnicas artesanais, as quais direcionaram as atividades e propostas do projeto. Para avaliação do projeto educativo, foi realizado um estudo de caso, com uma turma de primeiro ano do Ensino Médio, na escola Etec Presidente Vargas, na cidade de Mogi das Cruzes/SP. A ação educativa se baseou na Abordagem Triangular para ensino de artes visuais, da arte-educadora Ana Mae Barbosa, atuando em três eixos: Contextualização, Fazer Artístico e Leitura de Imagem. A análise das atividades dos educandos, foi realizada por meio da observação participante e entrevistas com a professora de Arte e com os alunos da turma, que forneceram a base para avaliação do projeto e dos materiais didáticos produzidos. (continua)(Continuação) O ensino de Estamparia, dentro da disciplina de Artes, expandiu a compreensão dos alunos sobre as possibilidades artísticas e permitiu que eles integrassem a cultura popular jovem a suas criações. Deste modo, os alunos puderam expressar seus interesses e realidades cotidianas em camisetas estampadas de experiências, aprendizagens e arte
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 08.09.2016
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      OKASAKI, Aymê. O estampar na arte-educação: um estudo de caso no Ensino Médio. 2016. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-08112016-135837/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Okasaki, A. (2016). O estampar na arte-educação: um estudo de caso no Ensino Médio (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-08112016-135837/
    • NLM

      Okasaki A. O estampar na arte-educação: um estudo de caso no Ensino Médio [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-08112016-135837/
    • Vancouver

      Okasaki A. O estampar na arte-educação: um estudo de caso no Ensino Médio [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-08112016-135837/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024