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A tecnologia da informação como estratégia organizacional na tomada de decisão: um estudo de casos do mercado do agronegócio (2017)

  • Autores:
  • Autor USP: ALMEIDA, REGIANE DE FÁTIMA TEIXEIRA - FZEA
  • Unidade: FZEA
  • Sigla do Departamento: ZAB
  • Assuntos: AGRONEGÓCIO; TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO; SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL; ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL; TOMADA DE DECISÃO
  • Idioma: Português
  • Resumo: O agronegócio no Brasil passa por grandes mudanças, determinadas, em parte, pelos avanços na área de tecnologia e pelas novas técnicas utilizadas. A tecnologia evoluiu ao assessorar o empresário rural a trabalhar com margem de ganho real sobre a produção. Os Sistemas de Informação estão cada vez mais integrados, facilitando o acesso do produtor, ao buscar importantes informações a respeito da tomada de decisão sobre o seu negócio. O presente trabalho busca abordar a importância do uso da Tecnologia da Informação (TI), bem como dos Sistemas de Informação (SI), como ferramenta gerencial para o processo de tomada de decisão na gestão do agronegócio, e em qualquer elo da cadeia produtiva, seja nas empresas pequenas e familiares, nas médias e até mesmo nas de grande porte, fornecendo dados e informações atualizadas de produções aos gestores, relacionadas à logística necessária para distribuição de seus produtos, bem como da mão de obra necessária para a perfeita consolidação de toda sua atividade. Este estudo teve por finalidade realizar uma Pesquisa Exploratória como base para o desenvolvimento dos levantamentos e das práticas existentes em empresas do agronegócio, utilizando como metodologia a revisão bibliográfica e o estudo de caso, com o intuito de buscar informações e dados específicos e consistentes para atingir os objetivos propostos. A pesquisa relacionou-se com a busca de casos de sucesso, através de 10 (dez) estudos de casos, que tinham como base para a pesquisa o usode TI no processo de tomada de decisões no Agronegócio, e como essas empresas lidam com a informação no desenvolvimento de suas atividades. Baseado nos estudos, mesmo com algumas dificuldades de adequação a novas tecnologias no meio rural, identificou-se um ambiente animador em relação à importância da utilização da TI e SI na gestão da cadeia produtiva do agronegócio, demonstrando-a como vantagem competitiva em relação aos concorrentes. Dessa forma, o estudo colabora para melhorar a compreensão sobre o uso de tecnologias no processo de tomada de decisão no agronegócio
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 11.08.2017
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      ALMEIDA, Regiane de Fátima Teixeira. A tecnologia da informação como estratégia organizacional na tomada de decisão: um estudo de casos do mercado do agronegócio. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Pirassununga, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/74/74134/tde-27112017-083013/. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Almeida, R. de F. T. (2017). A tecnologia da informação como estratégia organizacional na tomada de decisão: um estudo de casos do mercado do agronegócio (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Pirassununga. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/74/74134/tde-27112017-083013/
    • NLM

      Almeida R de FT. A tecnologia da informação como estratégia organizacional na tomada de decisão: um estudo de casos do mercado do agronegócio [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/74/74134/tde-27112017-083013/
    • Vancouver

      Almeida R de FT. A tecnologia da informação como estratégia organizacional na tomada de decisão: um estudo de casos do mercado do agronegócio [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/74/74134/tde-27112017-083013/

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