Educação em enfermagem: avaliação da formação por egressos, empregadores e docentes (2016)
- Autores:
- Autor USP: KURCGANT, PAULINA - EE
- Unidade: EE
- Sigla do Departamento: ENO
- DOI: 10.1590/0034-7167.2016690102i
- Assuntos: EDUCAÇÃO EM SAÚDE; ENFERMAGEM; GRADUAÇÃO
- Idioma: Português
- Resumo: Objetivo: subsidiar a avaliação e as transformações necessárias no currículo de um curso de graduação em Enfermagem. Método: estudo descritivo e exploratório desenvolvido em duas etapas na modalidade de pesquisa-ação. Na primeira etapa foram entrevistados e analisados os discursos de 19 egressos e 15 empregadores; na segunda, cinco docentes participaram do Grupo Focal. Para tratamento dos dados, adotou-se a Análise de Conteúdo. Resultados: com base na avaliação dos atores, elaborou-se um Plano de Ação com sugestões relativas à flexibilização curricular, redimensionamento de conteúdos, educação permanente, valorização da prática, metodologias ativas e autonomia do estudante. Conclusão: a participação de atores partícipes do processo de formação e de atuação de profissionais enfermeiros, na avaliação de um currículo, apontou aspectos passíveis de realinhamento e forneceu subsídios concretos para a melhoria da qualidade do currículo do curso de graduação, cenário deste estudo
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Revista Brasileira de Enfermagem
- ISSN: 1984-0446
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 69, n. 1, p. 16-22, 2016
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
MEIRA, Maria Dyrce Dias e KURCGANT, Paulina. Educação em enfermagem: avaliação da formação por egressos, empregadores e docentes. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 69, n. 1, p. 16-22, 2016Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167.2016690102i. Acesso em: 18 abr. 2024. -
APA
Meira, M. D. D., & Kurcgant, P. (2016). Educação em enfermagem: avaliação da formação por egressos, empregadores e docentes. Revista Brasileira de Enfermagem, 69( 1), 16-22. doi:10.1590/0034-7167.2016690102i -
NLM
Meira MDD, Kurcgant P. Educação em enfermagem: avaliação da formação por egressos, empregadores e docentes [Internet]. Revista Brasileira de Enfermagem. 2016 ; 69( 1): 16-22.[citado 2024 abr. 18 ] Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167.2016690102i -
Vancouver
Meira MDD, Kurcgant P. Educação em enfermagem: avaliação da formação por egressos, empregadores e docentes [Internet]. Revista Brasileira de Enfermagem. 2016 ; 69( 1): 16-22.[citado 2024 abr. 18 ] Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167.2016690102i - Enfermeiro estabelecendo condutas de enfermagem
- Dimensionamento de recursos humanos em enfermagem: estudo preliminar
- Dimensionamento do pessoal de enfermagem segundo a percepcao de enfermeiras que vivenciam essa pratica
- Ensino da administração em enfermagem no âmbito das escolas de enfermagem do Brasil e as politicas de saúde e de ensino
- Gerenciamento do servico de enfermagem
- Gerenciamento em enfermagem. [Prefácio]
- O poder nas relações multiprofissionais
- Paulina Kurcgant fala da importância da Educação Continuada em Enfermagem. [Entrevista]
- The current nurse manager: which need of formation
- Passagem de plantão: falando de paradigmas e estratégias
Informações sobre o DOI: 10.1590/0034-7167.2016690102i (Fonte: oaDOI API)
Download do texto completo
Tipo | Nome | Link | |
---|---|---|---|
KURCGANT P doc 69e.pdf | Direct link |
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas