Instituição especializada e o apoio à escolarização do aluno com deficiência: avanços e retrocessos em tempos de inclusão (2016)
- Authors:
- Autor USP: PEDROSO, CRISTINA CINTO ARAUJO - FFCLRP
- Unidade: FFCLRP
- DOI: 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp97-116
- Subjects: EDUCAÇÃO INCLUSIVA; INSTITUIÇÕES DE ENSINO; EDUCAÇÃO ESPECIAL
- Keywords: Instituições de educação especial; Educação dos deficientes intelectuais
- Language: Português
- Abstract: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo, que objetivou investigar a parceria entre instituição especializada e escola comum no apoio à escolarização do aluno com deficiência intelectual, em um município de porte médio do interior do Estado de São Paulo. A coleta dos dados foi obtida por meio de entrevista semiestruturada com a coordenadora pedagógica da instituição especializada. A entrevista contemplou questões relacionadas aos seguintes aspectos: a organização e o funcionamento da instituição especializada; os alunos que frequentam a instituição; o apoio da instituição às escolas comuns e a relação com as famílias; o perfil e a formação dos profissionais da instituição. Os dados mostraram que o trabalho dessa instituição especializada não está articulado com o currículo da escola regular, não garante continuidade nem tampouco realiza a antecipação dos conteúdos trabalhados pela escola e não há uma cultura de reflexão conjunta da instituição e da escola sobre o desenvolvimento do currículo e as práticas pedagógicas, impedindo a identificação de caminhos mais apropriados para a escolarização dos alunos com deficiência intelectual. Portanto, o avanço das políticas educacionais não provocou, no contexto estudado, avanço nas práticas institucionais na perspectiva da educação inclusivaEste artículo presenta los resultados de una investigación cualitativa, cuyo objetivo fue investigar la asociación entre la institución especializada y la escuela común para apoyar la educación de los alumnos con discapacidad intelectual, en una ciudad de tamaño medio en el estado de Sao Paulo. Se obtuvo la recopilación de datos a través de entrevista semiestructurada con el coordinador educativo de la institución especializada. La entrevista incluyó preguntas relacionadas con: la organización y funcionamiento de la institución especializada; estudiantes que asisten a la institución; el apoyo de la institución a las escuelas comunes y la relación con las familias; el perfil y la formación del personal de la institución. Los datos mostraron que la labor de la institución especializada no está vinculado al plan de estudios de la escuela regular, no garantiza la continuidad ni se da cuenta de la anticipación de los contenidos trabajados en la escuela y hay una reflexión conjunta de la cultura de la institución y de la escuela en el desarrollo curricular y las prácticas pedagógicas, la prevención de la identificación de las formas más adecuadas para la educación de los estudiantes con discapacidad intelectual. Por lo tanto, el avance de la política de educación no se tradujo en el contexto estudiado, los avances en las prácticas institucionales en el contexto de la educación inclusiva
- Imprenta:
- Publisher place: Piracicaba
- Date published: 2016
- Source:
- Título do periódico: Comunicações
- ISSN: 0104-8481
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 23, ed. especial, p. 97-116, 2016
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
-
ABNT
LOPES, Andressa e PEDROSO, Cristina Cinto Araujo. Instituição especializada e o apoio à escolarização do aluno com deficiência: avanços e retrocessos em tempos de inclusão. Comunicações, v. 23, p. 97-116, 2016Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp97-116. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Lopes, A., & Pedroso, C. C. A. (2016). Instituição especializada e o apoio à escolarização do aluno com deficiência: avanços e retrocessos em tempos de inclusão. Comunicações, 23, 97-116. doi:10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp97-116 -
NLM
Lopes A, Pedroso CCA. Instituição especializada e o apoio à escolarização do aluno com deficiência: avanços e retrocessos em tempos de inclusão [Internet]. Comunicações. 2016 ; 23 97-116.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp97-116 -
Vancouver
Lopes A, Pedroso CCA. Instituição especializada e o apoio à escolarização do aluno com deficiência: avanços e retrocessos em tempos de inclusão [Internet]. Comunicações. 2016 ; 23 97-116.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp97-116 - Formação de professores, práticas de ensino e educação inclusiva
- Formação de professores e educação inclusiva: apoio aos alunos com necessidades educacionais especiais e aos seus professores na escola pública
- Formação de professores no contexto da escola: as reuniões pedagógicas como espaço de construção de saberes e práticas docentes
- Educação inclusiva e docência: apoio aos alunos com necessidades educacionais especiais e aos seus professores
- O ensino do aluno com deficiência na escola regular
- Histórico do Curso de Pedagogia
- As políticas de currículo da educação básica: na confluência da linguagem científica e da linguagem escolar
- Práticas educativas no curso de pedagogia: o estágio supervisionado no contexto da disciplina de didática
- Formação de professores e de gestores na perspectiva da educação inclusiva
- A formação de professores para a educação básica no nível superior: reflexões sobre políticas curriculares no Brasil
Informações sobre o DOI: 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp97-116 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas