Exportar registro bibliográfico

Caracterização do atendimento escolar oferecido às crianças e adolescentes internados em um hospital terciário (2017)

  • Authors:
  • Autor USP: LIMA, FABIANA CRISTINA DE - FMRP
  • Unidade: FMRP
  • Sigla do Departamento: RCA
  • Subjects: EDUCAÇÃO ESPECIAL; HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA; HOSPITAIS
  • Keywords: Classe Hospitalar; Educação Especial; Hospital Class; Hospital Humanization; Humanização Hospitalar; Special Education
  • Language: Português
  • Abstract: A internação, para crianças e adolescentes, é um momento de incertezas. Nota-se alteração no comportamento, aumento da ansiedade e, também, distanciamento tanto dos familiares, como do meio social de convívio e, consequentemente, o afastamento da escola, o que pode causar perdas no processo ensino-aprendizagem. Este estudo teve o objetivo de caracterizar o papel dos professores e a interação com a equipe de saúde, também analisar a receptividade das crianças, adolescentes, pais e responsáveis ao atendimento escolar oferecido em um hospital terciário. Foram entrevistados 113 participantes, no período de janeiro a dezembro de 2015, divididos em quatro grupos: Gl-Professores (n=8), G2-Equipe de Saúde (n=25), G3Pais/responsáveis (n=40) e G4-Crianças/adolescentes (n=40) e adotadas três ações de investigação: a observacional, a entrevista semiestruturada e as pesquisas de campo. Os dados foram analisados separadamente e algumas questões foram comparadas entre os grupos. Os dados analisados qualitativo e quantitativamente, por meio das enkevistas semiestruturadas, foram transcritas e posteriormente, elaboradas tabelas com temáticas e categorias. Este estudo mostrou a percepção positiva dos participantes frente ao atendimento da Classe Hospitalar. E, também ressaltou a necessidade da capacitação dos professores, por meio de keinamentos em serviço e, também, cursos de formação continuada para oferecer ao aluno-doente um ambiente de acolhimento e efetivação do processo ensino-aprendizagem. Evidenciou, além disso, a necessidade do posicionamento, do professor, como parte integrante de uma equipe inter/multidisciplinar. Por ouko lado, evidenciou a necessidade de maior interação da equipe de saúde com os professores, além de maior envolvimento com a rotina das classes hospitalares e, também o conhecimento da legalidade do atendimento escolar, dentro de um hospital. As crianças e adolescentesreconheceram a irnportancia da Classe Hospitalar, para o alívio da insegurança e sofrimento, durante a internação, além da oportunidade de continuar os estudos. Os pais e responsáveis evidenciaram a importância do atendimento escolar e também, o carinho, abeto, dedicação e competência dos professores, para com os alunos da Classe Hospitalar. Por outro lado, perceberam a necessidade de melhor acolhimento e receptividade da escola de origem, para que não haja divergências entre os curriculos, facilitando a reinserção do aluno na escola regular
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 05.05.2017
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      LIMA, Fabiana Cristina de. Caracterização do atendimento escolar oferecido às crianças e adolescentes internados em um hospital terciário. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17137/tde-10042018-145715/. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Lima, F. C. de. (2017). Caracterização do atendimento escolar oferecido às crianças e adolescentes internados em um hospital terciário (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17137/tde-10042018-145715/
    • NLM

      Lima FC de. Caracterização do atendimento escolar oferecido às crianças e adolescentes internados em um hospital terciário [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17137/tde-10042018-145715/
    • Vancouver

      Lima FC de. Caracterização do atendimento escolar oferecido às crianças e adolescentes internados em um hospital terciário [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17137/tde-10042018-145715/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024