Matematica significativa: sequência didática para aprendizagem de área e perímetro no ensino fundamental (2017)
- Autores:
- Autores USP: CAPRI, MARIA DA ROSA - EEL ; COBIANCHI, ANTONIO SERGIO - EEL
- Unidade: EEL
- Assuntos: ENSINO FUNDAMENTAL; EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
- Idioma: Português
- Resumo: O presente trabalho teve como objetivo evidenciar metodologias de ensino que auxiliem o desenvolvimento dos conteúdos relacionados ao bloco Grandezas e Medidas da disciplina de Matemática, em especial "Área e Perímetro", desmistificando a inversão destes conceitos em alunos do Ensino Fundamental I. Os procedimentos metodológicos foram realizados com uma turma de trinta alunos do quinto ano com faixa etária aproximada de dez anos de uma escola pública de Pindamonhangaba, SP. As atividades tiveram por base a problematização, manipulação de materiais e a interação entre alunos com níveis de conhecimentos distintos. Os dados coletados, as investigações teóricas e as análises concretizadas mostraram além da aprendizagem significativa dos conceitos, a utilização da linguagem científica.
- Imprenta:
- Local: Guaratingueta
- Data de publicação: 2017
- Fonte:
- Título do periódico: REVISTA CIENTÍFICA ON-LINE TECNOLOGIA GESTÃO HUMANISMO
- ISSN: 2238-5819
- Volume/Número/Paginação/Ano: v.8, n. 1, p.98-108, 2017
-
ABNT
BERTOLINO, J. et al. Matematica significativa: sequência didática para aprendizagem de área e perímetro no ensino fundamental. REVISTA CIENTÍFICA ON-LINE TECNOLOGIA GESTÃO HUMANISMO, v. 8, n. 1, p. 98-108, 2017Tradução . . Disponível em: http://www.fatecguaratingueta.edu.br/revista/index.php/RCO-TGH/article/view/11. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Bertolino, J., Deus, A. F. B., Capri, M. R., & Cobianchi, A. S. (2017). Matematica significativa: sequência didática para aprendizagem de área e perímetro no ensino fundamental. REVISTA CIENTÍFICA ON-LINE TECNOLOGIA GESTÃO HUMANISMO, 8( 1), 98-108. Recuperado de http://www.fatecguaratingueta.edu.br/revista/index.php/RCO-TGH/article/view/11 -
NLM
Bertolino J, Deus AFB, Capri MR, Cobianchi AS. Matematica significativa: sequência didática para aprendizagem de área e perímetro no ensino fundamental [Internet]. REVISTA CIENTÍFICA ON-LINE TECNOLOGIA GESTÃO HUMANISMO. 2017 ;8( 1): 98-108.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.fatecguaratingueta.edu.br/revista/index.php/RCO-TGH/article/view/11 -
Vancouver
Bertolino J, Deus AFB, Capri MR, Cobianchi AS. Matematica significativa: sequência didática para aprendizagem de área e perímetro no ensino fundamental [Internet]. REVISTA CIENTÍFICA ON-LINE TECNOLOGIA GESTÃO HUMANISMO. 2017 ;8( 1): 98-108.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.fatecguaratingueta.edu.br/revista/index.php/RCO-TGH/article/view/11 - O Infinito em algumas considerações: Zenão, Kant e Borges
- O logaritmos neperianos: Algumas considerações históricas
- Dissolução química parcial "on line" de aço inoxidável seguida de determinação de Cr, Mn e Ni por espectrometria de emissão ótica com plasma indutivamente acoplado (ICP-OES)
- Avaliação de elementos potencialmente tóxicos em tintas
- Biossorção de íons cr(vi) em solução aquosa empregando casca de banana nanica
- Quebrando paradigmas no ensino fundamental com o método pbl (problem based learning)
- Jogos didáticos e aulas experimentais: Criando um laboratório virtual para análise sistemática de cátions do grupo II A
- Cryptography as an educational tool in counting techniques for high school
- Biossorção de Cr(VI) pela casca de banana nanica no tratamento de efluentes
- Educação 5.0: uma proposta para o ensino-aprendizagem da temática poluição do ar
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas