Estudo da influência da duração de injeção e do número de "Swirl" no desempenho e emissões de motor diesel (2017)
- Autores:
- Autor USP: SANTOS, PEDRO DE SOUSA LEAL - EP
- Unidade: EP
- Sigla do Departamento: PME
- Assunto: POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA
- Idioma: Português
- Resumo: Este trabalho buscou estudar os efeitos do nível de Swirl e alteração da massa de combustível injetada nas emissões de poluentes de um motor Diesel. Foram selecionados 15 cabeçotes de uma população de 100 cabeçotes e agrupados pelo nível de Swirl. Como o motor testado utiliza 5 cabeçotes, 15 cabeçotes foram separados e classificados em 3 categorias pelo nível de Swirl. Em seguida, o motor foi montado com as 3 categorias de cabeçotes no dinamômetro com o objetivo de levantar os efeitos nas emissões de gases e parâmetros de desempenho do motor. Foram medidas as emissões de NOx, CO, THC, fuligem, fumaça e consumo de combustível nos 13 pontos do ciclo ESC, complementadas com medições de torque e potência à plena carga. Além disso, nas condições de plena carga foi explorado o efeito da alteração da massa de combustível injetado, pela mudança do ponto final de injeção, nos parâmetros de desempenho e emissões.
- Imprenta:
- Data da defesa: 08.08.2017
-
ABNT
SANTOS, Pedro de Sousa Leal. Estudo da influência da duração de injeção e do número de "Swirl" no desempenho e emissões de motor diesel. 2017. Mestrado Profissionalizante – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3149/tde-07112017-092101/. Acesso em: 29 mar. 2024. -
APA
Santos, P. de S. L. (2017). Estudo da influência da duração de injeção e do número de "Swirl" no desempenho e emissões de motor diesel (Mestrado Profissionalizante). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3149/tde-07112017-092101/ -
NLM
Santos P de SL. Estudo da influência da duração de injeção e do número de "Swirl" no desempenho e emissões de motor diesel [Internet]. 2017 ;[citado 2024 mar. 29 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3149/tde-07112017-092101/ -
Vancouver
Santos P de SL. Estudo da influência da duração de injeção e do número de "Swirl" no desempenho e emissões de motor diesel [Internet]. 2017 ;[citado 2024 mar. 29 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3149/tde-07112017-092101/
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas