A formação em Museologia nas universidades brasileiras: reflexões sobre o ensino da gestão e do planejamento sob a ótica da Museologia (2017)
- Authors:
- Autor USP: ISOLAN, FIORELA BUGATTI - MUSEOLOGIA
- Unidade: MUSEOLOGIA
- Sigla do Departamento: PPMUS
- Subjects: MUSEOLOGIA; CURRÍCULO DE ENSINO SUPERIOR; MUSEUS; PLANEJAMENTO DE MUSEUS
- Language: Português
- Abstract: A oferta de cursos universitários em Museologia se expandiu nas últimas décadas no Brasil. No princípio dos anos 2000 havia dois cursos de Bacharelado ativos, atualmente, o MEC aponta dezesseis cursos nessa área. Este processo de ampliação das perspectivas de formação profissional suscita uma reflexão crítica que colabore para a proposição de diretrizes comuns para a capacitação profissional, com vistas ao fortalecimento do campo da Museologia. No intuito de contribuir para discussões voltadas à capacitação na área, esta pesquisa visa mapear o perfil da oferta formativa dos cursos de Bacharelado em Museologia, além de verificar como ideias de gestão e planejamento aparecem nos currículos dos cursos. Valemo-nos de métodos qualitativos de análise, como levantamento bibliográfico sobre a Museologia enquanto campo disciplinar independente e sobre a trajetória do ensino nesta área no contexto brasileiro; além das diretrizes nacionais para formação e programas dos cursos, com suas matrizes curriculares e ementários das disciplinas. A sistematização e análise dos dados permitiu identificarmos avanços no âmbito da formação profissional em nível de graduação em Museologia no Brasil, contribuindo para a consolidação deste campo disciplinar. Quanto à gestão e planejamento, o protagonismo alcançado por estes temas fez com que, na atualidade, sejamos levados a tratá-los como função do museu, para além da salvaguarda, pesquisa e comunicação. Esta centralidade reflete-se na disposição de componentes curriculares que abordam questões relacionadas a estas noções. Entretanto, sinalizamos para a importância de pensarmos a gestão numa perspectiva museológica, dialogando com as dimensões teóricas e práticas do campo, contribuindo para a consolidação da Teoria Museológica e para a conformação daquilo que Maria Cristina Oliveira Bruno identifica como olhar museológico
- Imprenta:
- Data da defesa: 18.08.2017
-
ABNT
ISOLAN, Fiorela Bugatti. A formação em Museologia nas universidades brasileiras: reflexões sobre o ensino da gestão e do planejamento sob a ótica da Museologia. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-17102017-110303/. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Isolan, F. B. (2017). A formação em Museologia nas universidades brasileiras: reflexões sobre o ensino da gestão e do planejamento sob a ótica da Museologia (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-17102017-110303/ -
NLM
Isolan FB. A formação em Museologia nas universidades brasileiras: reflexões sobre o ensino da gestão e do planejamento sob a ótica da Museologia [Internet]. 2017 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-17102017-110303/ -
Vancouver
Isolan FB. A formação em Museologia nas universidades brasileiras: reflexões sobre o ensino da gestão e do planejamento sob a ótica da Museologia [Internet]. 2017 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-17102017-110303/
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas