Incrementando a interatividade em cursos Web via Moodle: examinando o sistema iTarefa com o iGeom (2013)
- Autores:
- Autor USP: BRANDAO, LEONIDAS DE OLIVEIRA - IME
- Unidade: IME
- DOI: 10.5753/CBIE.JAIE.2013.99
- Assuntos: CODIFICAÇÃO DE PROGRAMA; ENSINO E APRENDIZAGEM; EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
- Idioma: Português
- Resumo: O foco deste texto são as atividades didáticas realizadas na World Wide Web (Web). Seu objetivo principal é apresentar novas possibilidades para proporcionar maior grau de interatividade do aluno com o conteúdo em cursos apoiados pela Web. Para isso é apresentado o módulo iTarefa, um sistema livre que possibilita o gerenciamento de atividades interativas em ambientes Moodle. São demonstradas as funcionalidades básicas do iTarefa, inicialmente sob o ponto de vista do aluno e posteriormente sob o ponto de vista do professor, quando é ilustrado como criar uma aula com o iTarefa. O iTarefa dispõe de vários Módulos de Aprendizagem Interativa (iMA), mas a ênfase está em um único tópico: pontos notáveis num triângulo, empregando o sistema iGeom. Também serão rapidamente examinados outros iMA, como o iVProg e o iGraf, respectivamente, para ensino-aprendizagem de conceitos introdutórios de programação e para o estudos de funções.
- Imprenta:
- Editora: SBC
- Local: Porto Alegre
- Data de publicação: 2013
- Fonte:
- Nome do evento: Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE 2013
- Este periódico é de assinatura
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: bronze
-
ABNT
BRANDÃO, Leônidas de Oliveira e RODRIGUES, Patrícia Alves. Incrementando a interatividade em cursos Web via Moodle: examinando o sistema iTarefa com o iGeom. Anais. Porto Alegre: SBC. Disponível em: https://doi.org/10.5753/CBIE.JAIE.2013.99. Acesso em: 23 abr. 2024. , 2013 -
APA
Brandão, L. de O., & Rodrigues, P. A. (2013). Incrementando a interatividade em cursos Web via Moodle: examinando o sistema iTarefa com o iGeom. Anais. Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/CBIE.JAIE.2013.99 -
NLM
Brandão L de O, Rodrigues PA. Incrementando a interatividade em cursos Web via Moodle: examinando o sistema iTarefa com o iGeom [Internet]. Anais. 2013 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.5753/CBIE.JAIE.2013.99 -
Vancouver
Brandão L de O, Rodrigues PA. Incrementando a interatividade em cursos Web via Moodle: examinando o sistema iTarefa com o iGeom [Internet]. Anais. 2013 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.5753/CBIE.JAIE.2013.99 - Presenting the key ideas of fractions through mathFractions: a game based learning
- iRCD: proposta de um novo recurso de repositório de conteúdos digitais interativos para o Moodle
- iTarefa: novo módulo Moodle para o ensino/aprendizagem de conteúdos com interatividade e avaliação automática
- Sobre o desenvolvimento de software educacional: proposta de uma linha de produto de software para módulos de aprendizagem interativa
- Politicas hipercone para sistemas de manufatura flexiveis
- Sistemas de geometria interativa e tutores inteligentes: desafios e perspectivas de uma abordagem conjunta
- iMática: ambiente interativo de apoio ao ensino de matemática via internet
- iGeom: towards an interactive geometry software with intelligent guidance capabilities
- Novo núcleo para Moodle: promovendo um modelo hierárquico e compartilhável para disciplinas virtuais e materiais digitais
- Sobre cursos introdutórios de programação na modalidade MOOC utilizando Moodle
Informações sobre o DOI: 10.5753/CBIE.JAIE.2013.99 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas