Exportar registro bibliográfico

Uma questão de oportunidade: a relação com o saber de estudantes das camadas populares na pós-graduação da Universidade de São Paulo (2017)

  • Autores:
  • Autor USP: ALVES, RENATA DE OLIVEIRA - FFCLRP
  • Unidade: FFCLRP
  • Sigla do Departamento: 596
  • Assuntos: EDUCAÇÃO; SABERES ESCOLARES; RENDIMENTO ESCOLAR; ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO
  • Palavras-chave do autor: Camadas populares; Pós-graduação; Relação com o saber; Postgraduate; Relation to knowledge; Working classes
  • Idioma: Português
  • Resumo: Na busca por compreender as razões do sucesso e do fracasso escolares em meios populares, Bernard Charlot e sua equipe iniciaram suas pesquisas dedicando-se a analisar as relações e os sentidos que os estudantes estabelecem com a escola e com o saber. Essas pesquisas resultaram na noção de relação com o saber, segundo a qual as experiências individuais e o sentido que o aluno atribui aos seus estudos teriam maior influência no seu desempenho escolar do que sua origem social. Em nosso país, estudantes das camadas populares, estatisticamente, têm poucas chances de acesso ao ensino superior, sobretudo em universidades públicas, e dar continuidade a esses estudos cursando pós-graduação, pode ser um desafio ainda maior. Sendo assim, a pesquisa teve o objetivo de conhecer a relação com o saber desenvolvida por estudantes de pós-graduação oriundos das camadas populares e compreender de que forma ela foi desenvolvida ao longo de suas trajetórias escolares, incluindo a experiência na graduação e na pós-graduação. Para isso, foram realizadas entrevistas em profundidade com cinco estudantes de pós-graduação, de cada uma das cinco áreas de conhecimento, segundo a divisão utilizada pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), a saber: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Biológicas. A dedicação e o empenho dos estudantes, o apreço pelo saber, a importância do hábito de leitura, a referência a professores marcantes e a grande satisfação que o acesso ao conhecimento lhes proporcionou foram aspectos que evidenciaram a existência de uma forte relação com o saber escolar. Os resultados da pesquisa indicam que o desenvolvimento e o fortalecimento dessa relação com o saber foram possibilitados pelo acesso a uma educação de qualidade e à presença de condições
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 23.05.2017
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      ALVES, Renata de Oliveira. Uma questão de oportunidade: a relação com o saber de estudantes das camadas populares na pós-graduação da Universidade de São Paulo. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-22052019-192849/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Alves, R. de O. (2017). Uma questão de oportunidade: a relação com o saber de estudantes das camadas populares na pós-graduação da Universidade de São Paulo (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-22052019-192849/
    • NLM

      Alves R de O. Uma questão de oportunidade: a relação com o saber de estudantes das camadas populares na pós-graduação da Universidade de São Paulo [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-22052019-192849/
    • Vancouver

      Alves R de O. Uma questão de oportunidade: a relação com o saber de estudantes das camadas populares na pós-graduação da Universidade de São Paulo [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-22052019-192849/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024