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Percepções dos professores sobre a relação com as famílias dos alunos (2017)

  • Authors:
  • Autor USP: VIDOTTI, LARISSA SCHUTTE - FFCLRP
  • Unidade: FFCLRP
  • Sigla do Departamento: 594
  • Subjects: FAMÍLIA; RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA; EDUCAÇÃO
  • Keywords: Educação; Education; Família; Family; Family-school relationship; Relação família-escola
  • Language: Português
  • Abstract: O objetivo deste trabalho foi compreender a maneira como professores e gestores percebem a relação entre escola e família e identificar possíveis estratégias já existentes na prática desses profissionais no sentido de uma aproximação maior entre as duas instituições. A literatura científica da área indica que tal interação pode contribuir com o processo de ensino e aprendizagem, porém também mostra que a escola exerce uma postura superior frente às famílias, aumentando a distância entre uma e outra e dificultando sua interação. Entretanto, algumas ações desenvolvidas se revelaram positivas na promoção desta relação, o que indica a necessidade de que a escola desenvolva estratégias para estabelecer uma gestão democrática, na qual pais e educadores possam se relacionar de maneira igualitária. Participaram deste estudo 30 professores e três gestores atuantes nas três escolas municipais de Ensino Fundamental de uma cidade do interior paulista. Através do emprego da abordagem qualitativa, do tipo etnográfica, foram feitas duas sessões de entrevistas semiestruturadas com cada professor e uma com cada gestor, além de observações participantes dos eventos escolares que contavam com a presença da família e da análise documental do Projeto Político-Pedagógico destas instituições. As entrevistas foram audiogravadas e transcritas na íntegra; as observações foram anotadas nos diários de campo; e os documentos coletados junto aos gestores. A Análise de Dados foi feita de acordo com aAnálise Temática de Conteúdo. Os resultados apontaram para diversas dificuldades que permeiam a relação escola-família, contribuindo para a criação de pré-julgamentos e generalizações frente aos problemas enfrentados no cotidiano escolar. As observações mostraram que, na maioria dos casos, a família não é acolhida pelos educadores, revelando certa distância entre eles, na qual os pais assumem uma posição de espectador enquanto os educadores conduzem seus encontros. Entretanto, destacou-se a criação de estratégias por parte dos professores e gestores para reverter este quadro, além do desenvolvimento de atitudes positivas na forma como eles se relacionam com as famílias, criando um ambiente amistoso e colaborativo que beneficia o processo de ensino e aprendizagem de crianças e adolescentes, sendo que as características pessoais da equipe escolar podem influenciar esta relação, ou seja, aqueles mais pacientes, amorosos e compreensivos relataram nunca ter vivenciado problemas com familiares, que se sentem à vontade quando comparecem à escola, pois avaliam o relacionamento como igualitário e se voluntariam a participar e colaborar no que for preciso. Estes profissionais demonstraram estar disponíveis para a família não apenas em horários pré-estabelecidos, mas de acordo com a necessidade de cada um. Percebeu-se também que elogiar os alunos pode aumentar o elo do professor com a família, pois professores que utilizam este recurso, ao invés de se queixarem dos alunos, conseguiammaior apoio dos pais ou responsáveis. Isso não significa deixar de abordar os problemas, mas rever a forma como eles são transmitidos, ressaltando os aspectos positivos das crianças a fim de fortalecer também sua autoestima. Desta forma, pode-se dizer que a relação escola-família é possível, desde que haja mudança na postura da escola capaz de empoderar pais e responsáveis
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 26.05.2017
  • Acesso à fonte
    How to cite
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    • ABNT

      VIDOTTI, Larissa Schutte. Percepções dos professores sobre a relação com as famílias dos alunos. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59142/tde-25062017-224701/. Acesso em: 26 abr. 2024.
    • APA

      Vidotti, L. S. (2017). Percepções dos professores sobre a relação com as famílias dos alunos (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59142/tde-25062017-224701/
    • NLM

      Vidotti LS. Percepções dos professores sobre a relação com as famílias dos alunos [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 26 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59142/tde-25062017-224701/
    • Vancouver

      Vidotti LS. Percepções dos professores sobre a relação com as famílias dos alunos [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 26 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59142/tde-25062017-224701/

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