Ensino superior: a psicologia na formação do nutricionista (2017)
- Autores:
- Autor USP: SANTOS, PATRICIA LEILA DOS - FMRP
- Unidade: FMRP
- DOI: 10.4034/RBCS.2017.21.01.10
- Assuntos: ENSINO SUPERIOR; NUTRIÇÃO; PSICOLOGIA
- Palavras-chave do autor: Higher Education; Nutrition; Psychology
- Idioma: Português
- Resumo: Objetivo: identificar conteúdos de Psicologia que são abordados nos Cursos de Graduação em Nutrição e a importância atribuída por eles aos nutricionistas. Material e métodos: 60 nutricionistas de uma cidade do interior do estado de São Paulo foram entrevistados sobre conteúdos de Psicologia em seus cursos de graduação e a necessidade destes conhecimentos para atuação profissional. Procedeuse à análise qualitativa e quantitativa das informações. Resultados: Dos participantes, 71,7% tiveram apenas uma disciplina de Psicologia no curso e 64,4% consideraram que ela foi importante para sua formação. Predominaram os temas Desenvolvimento (41,0%) e Relações Interpessoais (35,9%). As falas dos profissionais trouxeram à tona quatro temas: 1) relação entre Nutrição e Psicologia; 2) avaliação sobre as disciplinas de Psicologia; 3) necessidades do profissional após a formação e 4) a presença da Psicologia na atuação do nutricionista. Destacam-se as falas quanto à necessidade destes conhecimentos para a atuação profissional. Conclusão: Os currículos dos cursos ainda mostram deficiências quanto a esta temática, apesar dos profissionais salientarem a importância do tema para a atuação profissional
- Imprenta:
- Local: João Pessoa
- Data de publicação: 2017
- Fonte:
- Título do periódico: Revista Brasileira de Ciências da Saúde
- ISSN: 1415-2177
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 21, n. 1, p. 77-86, 2017
- Este periódico é de assinatura
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: bronze
-
ABNT
RIOS, Maria Tereza Cunha Alves e BRUIN, Mayara Cristina Bizigatto de e SANTOS, Patrícia Leila dos. Ensino superior: a psicologia na formação do nutricionista. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, v. 21, n. 1, p. 77-86, 2017Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.4034/RBCS.2017.21.01.10. Acesso em: 20 abr. 2024. -
APA
Rios, M. T. C. A., Bruin, M. C. B. de, & Santos, P. L. dos. (2017). Ensino superior: a psicologia na formação do nutricionista. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, 21( 1), 77-86. doi:10.4034/RBCS.2017.21.01.10 -
NLM
Rios MTCA, Bruin MCB de, Santos PL dos. Ensino superior: a psicologia na formação do nutricionista [Internet]. Revista Brasileira de Ciências da Saúde. 2017 ; 21( 1): 77-86.[citado 2024 abr. 20 ] Available from: https://doi.org/10.4034/RBCS.2017.21.01.10 -
Vancouver
Rios MTCA, Bruin MCB de, Santos PL dos. Ensino superior: a psicologia na formação do nutricionista [Internet]. Revista Brasileira de Ciências da Saúde. 2017 ; 21( 1): 77-86.[citado 2024 abr. 20 ] Available from: https://doi.org/10.4034/RBCS.2017.21.01.10 - Riscos, recursos e fatores de proteção associados ao baixo e alto rendimento acadêmico: um estudo comparativo
- Perfil demográfico e de desempenho acadêmico de crianças ingressantes na 1ª série do ensino fundamental de 9 anos
- Promoção de saúde na escola: oficinas e atividades para estimular a aprendizagem, socialização, saúde e cidadania
- Avaliando o funcionamento familiar através da Escala de Avaliação da Coesão e Adaptabilidade Familiar (FACES IV)
- Características do atendimento psicológico oferecido a crianças e adolescentes no núcleo de saúde mental do CSE da FMRP-USP
- Problemas de sáude mental de crianças e adolescentes atendidos em um serviço público de psicologia infantil
- Promoção de saúde na escola: oficinas e atividades para estimular a aprendizagem, socialização, saúde e cidadania
- Atividades físicas e de lazer e seu impacto sobre a cognição no envelhecimento
- Impacto de um treinamento de consciência fonológica de curta duração
- Reported morbidity, vaccination status and access to health services in early childhood
Informações sobre o DOI: 10.4034/RBCS.2017.21.01.10 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas