Rejeição e vitimização por pares em crianças com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista (2017)
- Autores:
- Autor USP: BERTOLLA, MÁRCIA HELENA DA SILVA MELO - IP
- Unidade: IP
- DOI: 10.5902/1984686X22217
- Assuntos: EDUCAÇÃO INFANTIL; EDUCAÇÃO ESPECIAL; BULLYING
- Idioma: Português
- Resumo: Crianças com necessidades educacionais especiais, como Deficiência Intelectual (DI) e Transtornos do Espectro Autista (TEA), participam cada vez mais de classes regulares. Apesar da relevância desta inclusão, tais crianças podem enfrentar dificuldades como rejeição e vitimização pelos pares. Por meio de uma revisão da literatura, o presente trabalho teve como objetivo identificar a prevalência, o impacto e os fatores associados à rejeição e vitimização em crianças com DI e TEA. A busca foi realizada nas bases de dados Web of Science, Pubmed, Medline, Lilacs e Scielo, com os descritores: rejeição por pares, vitimização por pares, deficiência intelectual, criança com deficiência e necessidades especiais, Transtorno do Espectro do Autismo e seus correlatos em inglês nas bases internacionais. Foram identificados 196 artigos, dos quais 32 preencheram os critérios de inclusão. Verificou-se elevada prevalência de vitimização e alta taxa de rejeição em relação a crianças com necessidades educacionais especiais, independentemente da idade. Déficits nas habilidades sociais e nas funções executivas, comportamento desatento e hiperativo e queixas internalizantes mostraram- se associados às dificuldades no relacionamento com os pares nessa população. Estes indicadores devem ser incluídos em programas de prevenção e/ou tratamento para viabilizar a adequada inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais em salas de aula regulares
- Imprenta:
- Local: Santa Maria
- Data de publicação: 2017
- Fonte:
- Título do periódico: Revista Educação Especial
- ISSN: 1984-686X
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 30, n. 58, p. 389-404, mai./ago. 2017
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
MELO, Márcia Helena da Silva e EMERICH, Deisy Ribas e ALCKMIN-CARVALHO, Felipe. Rejeição e vitimização por pares em crianças com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista. Revista Educação Especial, v. 30, n. 58, p. 389-404, 2017Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984686X22217. Acesso em: 18 abr. 2024. -
APA
Melo, M. H. da S., Emerich, D. R., & Alckmin-Carvalho, F. (2017). Rejeição e vitimização por pares em crianças com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista. Revista Educação Especial, 30( 58), 389-404. doi:10.5902/1984686X22217 -
NLM
Melo MH da S, Emerich DR, Alckmin-Carvalho F. Rejeição e vitimização por pares em crianças com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista [Internet]. Revista Educação Especial. 2017 ; 30( 58): 389-404.[citado 2024 abr. 18 ] Available from: https://doi.org/10.5902/1984686X22217 -
Vancouver
Melo MH da S, Emerich DR, Alckmin-Carvalho F. Rejeição e vitimização por pares em crianças com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista [Internet]. Revista Educação Especial. 2017 ; 30( 58): 389-404.[citado 2024 abr. 18 ] Available from: https://doi.org/10.5902/1984686X22217 - Psicologia escolar e educação inclusiva: contribuições ao desenvolvimento profissional docente
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Informações sobre o DOI: 10.5902/1984686X22217 (Fonte: oaDOI API)
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