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Texto sonoro e partitura gráfica: aspectos intersemióticos e enunciativos (2017)

  • Autores:
  • Autor USP: CÉSAR, MARINA MALULI - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLL
  • Assuntos: PARTITURAS; INTERPRETAÇÃO MUSICAL; ENUNCIAÇÃO; SEMIÓTICA
  • Palavras-chave do autor: Graphic scores; Intersemioticidade; Intersemioticity; Partitura gráfica; Tensividade; Tensivity
  • Idioma: Português
  • Resumo: A presente tese se dedica à análise de partituras gráficas e da interação entre o som e a imagem que elas apresentam. O corpus da pesquisa inclui tanto partituras cuja notação possui uma motivação plástica quanto verbal além de algumas partituras mistas as quais permitem um olhar sobre a relação entre o texto e a imagem. Tendo em vista que a escrita e concepção da obra musical se influenciam mutuamente, exploramos algumas vias nas quais a enunciação musical presente no enunciado gráfico e a intersemioticidade entre o visual e o sonoro pudessem ser verificadas. Devido ao fato de a música instrumental ser uma arte performativa, examinamos igualmente aspectos enunciativos presentes na escrita da obra pelo compositor e em sua interpretação, durante sua leitura e execução. Para isso, desenvolvemos as noções de linearidade e tabularidade (Edeline, 2008a), interação das cores (Chevreuil, 1839; Goethe, 1996b) e percepção das linhas próprios ao enunciado visual (Bertrand, 2011; Edeline, 2008b; Ingold, 2011) e sua relação com a textualização (Bertrand, 2000). Relacionamos tais conceitos ao modo como o enunciado se produz nas diferentes instâncias do texto musical valorizando aspectos tensivos que permeiam tais relações segundo extensões do conceito de enunciação propostas por Stange (2014), Fontanille (2006, 2007) e Bertrand (2003, 2007). Deste modo, propomos uma leitura da partitura gráfica segundo aspectos tanto perceptivos e patêmicos quanto cognitivos chegando por fim à práxisenunciativa de modo a explicitar como tais percursos se relacionam e contribuem para a construção da significação de um texto musical.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 24.03.2017
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      CÉSAR, Marina Maluli. Texto sonoro e partitura gráfica: aspectos intersemióticos e enunciativos. 2017. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-07062017-083301/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      César, M. M. (2017). Texto sonoro e partitura gráfica: aspectos intersemióticos e enunciativos (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-07062017-083301/
    • NLM

      César MM. Texto sonoro e partitura gráfica: aspectos intersemióticos e enunciativos [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-07062017-083301/
    • Vancouver

      César MM. Texto sonoro e partitura gráfica: aspectos intersemióticos e enunciativos [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-07062017-083301/

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