Ele fala de si como de um outro: Samuel Beckett e o objeto voz (2017)
- Authors:
- Autor USP: SAGAYAMA, MARIO - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- Sigla do Departamento: FLT
- Subjects: TEATRO (LITERATURA); PROSA; PSICANÁLISE
- Language: Português
- Abstract: Esta dissertação propôs-se a ler Companhia (1980), de Samuel Beckett. Primeiro volume de Nohow on, sua última trilogia, o romance traz ao primeiro plano uma das invenções formais mais instigantes da obra do autor: a voz. Para tanto, foi abordada segundo a teoria da voz de Jacques Lacan, em sua relação com a linguagem e, igualmente, enquanto objeto da pulsão invocante. A partir da psicanálise lacaniana, a voz foi posta em relação com outros aspectos fundamentais da obra de Beckett, tais como o corpo, o luto e o espaço, o que possibilitou aproximações tanto da prosa quanto do teatro do autor.
- Imprenta:
- Data da defesa: 24.03.2017
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ABNT
SAGAYAMA, Mario. Ele fala de si como de um outro: Samuel Beckett e o objeto voz. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-23062017-134505/. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Sagayama, M. (2017). Ele fala de si como de um outro: Samuel Beckett e o objeto voz (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-23062017-134505/ -
NLM
Sagayama M. Ele fala de si como de um outro: Samuel Beckett e o objeto voz [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-23062017-134505/ -
Vancouver
Sagayama M. Ele fala de si como de um outro: Samuel Beckett e o objeto voz [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-23062017-134505/
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