Habilidades sociais educativas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental (2017)
- Autores:
- Autor USP: HENRIQUE, RENATA BIEM - FOB
- Unidade: FOB
- Sigla do Departamento: BAF
- Assuntos: ENSINO FUNDAMENTAL; APRENDIZAGEM; HABILIDADES SOCIAIS
- Idioma: Português
- Resumo: A literatura sobre a história da educação brasileira aponta números alarmantes de fracasso escolar, o que ocasiona um problema crônico e permanente as profissionais de varias áreas da Educação, da Psicologia e da Fonoaudiologia entre outras. O alto índice de alunos que percorrem a trajetória escolar sem ter adquirido as competências e habilidades básicas de leitura, escrita, interpretação e raciocínio lógico matemático, deve-se a vários fatores englobando aspectos intrínsecos ao aluno (déficits do processamento fonológico, do processamento auditivo e da memória operacional, alterações dos processos perceptuais e aspectos comportamentais), extrínsecos ao aluno (qualidade da relação professor-aluno, tipo de metodologia de ensino, nível socioeconômico e cultural, formação acadêmica e continuada dos professores e habilidade social do educador), entre outros. Esta pesquisa aborda um dos aspectos extrínsecos: as habilidades sociais educativas dos professores. Objetivos: identificar o conhecimento dos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental sobre o conceito de habilidades sociais educativas, e a atuação na prática profissional mediante tais habilidades. Método: é uma pesquisa qualitativa; utilizando o teste T Student para comparação, teste de Pearson para correlação e o coeficiente de Sperman para medidas não paramétricas; participaram da pesquisa 42 professores dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas públicas e particulares da cidade de Bauru e Agudos. O instrumento aplicado foi o Inventário de habilidades sociais educativas versão Professor (IHSE- Prof) anexado a este uma pergunta sobre o conhecimento do conceito de habilidades sociais educativas. Resultados: foram apresentados em gráficos e tabelas com análise e comparação, identificando e comprovando a importância do contexto social no ambiente escolar.Considerações finais: o professor de ensino fundamental no decorrer de sua formação, tanto inicial quanto continuada, não adquiri conhecimento das habilidades sociais educativas, existe a necessidade de Treinamento das habilidades para reprovar, restringir e corrigir comportamentos.
- Imprenta:
- Data da defesa: 29.03.2017
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ABNT
HENRIQUE, Renata Biem. Habilidades sociais educativas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Bauru, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-16082017-180923/. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Henrique, R. B. (2017). Habilidades sociais educativas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Bauru. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-16082017-180923/ -
NLM
Henrique RB. Habilidades sociais educativas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-16082017-180923/ -
Vancouver
Henrique RB. Habilidades sociais educativas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-16082017-180923/
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