Análise, design e inovação de modelos de negócios para servitização (2017)
- Authors:
- Autor USP: COSTA, RENATO MACHADO - FEA
- Unidade: FEA
- Sigla do Departamento: EAD
- Subjects: ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA; SERVITIZAÇÃO; INOVAÇÃO; SERVIÇOS
- Keywords: Business model; Design science research; DSR; Innovation; Lógica dominante de serviço; Modelo de negócios; Product-service systems; Proposta de valor; PSS; SDL; Service-dominant logic; Services; Servitization; Sistema produto-serviço; Value proposition
- Language: Português
- Abstract: Empresas de manufatura tradicionalmente concentram os seus esforços em concepção, desenvolvimento, fabricação e comercialização de produtos físicos. No entanto, alguns fabricantes têm alterado suas estratégias de negócio, complementando a venda de produtos com o fornecimento de serviços, incorporando conhecimentos e atividades associados ao seu uso, e gerando maior percepção de valor por parte dos seus clientes. Com isso, a competição estratégica por meio de serviços tem se tornado uma marca distintiva das empresas de manufatura inovadoras, proporcionando à empresa um meio robusto para proteger o seu mercado dos concorrentes. Assim, observa-se um interesse crescente em pesquisas sobre o papel dos serviços para sustentar a competitividade da indústria. Abordagens orientadas a serviço, que incorporam esta mudança de foco do negócio, da oferta de produtos isolados para soluções integradas, têm sido tratadas na comunidade acadêmica como servitização, e tipicamente acarretam inovações no modelo de negócios (MN) da empresa. O objetivo deste trabalho é investigar como as empresas podem promover inovações em seus MNs para suportar suas estratégias de servitização, e propor um conjunto de artefatos para apoiá-las na implantação destas estratégias, a partir do seguinte problema de pesquisa: \"Como inovar o MN de uma empresa que adota a estratégia de servitização?\", que se desdobra nas seguintes questões: (i) quais são os principais fatores motivadores para uma empresa adotar aestratégia de servitização?; (ii) como representar o MN de uma empresa incorporando a lógica dominante de serviço, mais adequada para servitização?; (iii) como inovar o MN de uma empresa para implantar sua estratégia de servitização?; e (iv) como aplicar os artefatos propostos para apoiar a implantação da estratégia de servitização em uma empresa? Realiza-se uma pesquisa de natureza exploratória e prescritiva, baseada no método design scienceresearche amparada por uma revisão sistemática da literatura sobre os temas correlatos, visando propor artefatos em resposta às questões colocadas. A demonstração de um dos artefatos propostos é feita com suporte de um estudo de caso em uma empresa multinacional, fabricante de equipamentos médicos, seguida por uma avaliação empírica desta demonstração, suportada pelo método thinkingaloud. A partir das quatro questões de pesquisa, são obtidos os seguintes resultados: (i) identificação, análise e categorização dos principais fatores motivadores para adoção da servitização; (ii) proposição de uma arquitetura de MN incorporando a lógica dominante de serviço, para facilitar o estudo da servitização; (iii) proposição de um processo de inovação do MN da empresa, para implantar a servitização. e (iv) demonstração e avaliação da arquitetura proposta de MN para servitização. A pesquisa oferece contribuições à literatura de MN e servitização, e aos gestores de empresas, propondo os artefatos canvas do modelo de negócios para servitização(CMNS) e o processo IPIDI para inovação do MN para servitização, além de contribuições metodológicas relativas a design scienceresearch e thinking aloud
- Imprenta:
- Data da defesa: 13.06.2017
-
ABNT
COSTA, Renato Machado. Análise, design e inovação de modelos de negócios para servitização. 2017. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-17082017-094629/. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Costa, R. M. (2017). Análise, design e inovação de modelos de negócios para servitização (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-17082017-094629/ -
NLM
Costa RM. Análise, design e inovação de modelos de negócios para servitização [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-17082017-094629/ -
Vancouver
Costa RM. Análise, design e inovação de modelos de negócios para servitização [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-17082017-094629/ - Papel da subsidiária brasileira na estratégia de internacionalização dos negócios de empresas multinacionais do setor automotivo
- Classificação dos operadores logísticos no Brasil: um estudo em função da capacidade de prestação de serviços
- Technology roadmapping: a methodological proposition to refine Delphi results
- Servitization strategy in the IT segment: the new competitive weapon
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas