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Identifying active factors by a fractioned factorial experimental design and simulation in road traffic accidents (2017)

  • Authors:
  • Autor USP: SANTOS, MARIA IZABEL DOS - EESC
  • Unidade: EESC
  • Sigla do Departamento: STT
  • Subjects: SEGURANÇA DE TRÁFEGO; SIMULAÇÃO; ACIDENTES DE TRÂNSITO
  • Keywords: EXPERIMENTOS PLANEJADOS; CONDUTOR VIRTUAL
  • Language: Inglês
  • Abstract: Pesquisadores do mundo estão constantemente buscando uma maneira rápida, barata e fácil de usar para entender acidentes de trânsito. O presente estudo propõe o uso de simulação, condutor virtual e experimentos fatoriais para a identificação de fatores ativos em acidentes rodoviários. Os objetivos deste trabalho foram: utilizar experimentos planejados, associado a simulação para obter uma direção para estudos futuros e investigar possíveis variáveis de estado do veículo a serem usadas para monitorar sua estabilidade dinâmica. Para tal, foi utilizado um modelo completo de veículo validado e dados reais de acidentes de um determinado trecho de rodovia brasileira. O primeiro experimento baseou-se em um banco de dados de acidentes de uma rodovia Federal brasileira. Optou-se por fracionar o experimento, utilizando um quarto de fração. Sete fatores foram considerados (raio da curva, perfil da pista, condição da pista, habilidade do condutor virtual, velocidade, período do dia e carga do carro) e foram realizadas três réplicas por tratamento. Velocidade e coeficiente de atrito foram utilizados como fontes de variação do experimento: para cada tratamento, e dentro do intervalo definido para cada nível, ambos foram definidos aleatoriamente. Em 54 dos 96 eventos foram observou-se acidentes. Velocidade, raio da curva, período do dia e algumas interações de segunda ordem foram os fatores com maior influência na ocorrência de acidentes. O segundo experimento utilizou como dado de entrada os resultados obtidos no experimento anterior. O experimento foi fracionado, meia fração, com cinco fatores (raio da curva, carga do carro, habilidade do motorista virtual, período do dia e velocidade). Foram realizadas 14 réplicas por tratamento, e a velocidade foi mantida como fonte de variação. Em 96 dos 224 eventos foram observados acidentes. Velocidade teve maior influência na ocorrênciade acidentes, seguida por período do dia, raio da curva, habilidade do motorista virtual e interações de segunda ordem. A velocidade também é apontada pela Organização Mundial da Saúde como um dos fatores-chave para a ocorrência de acidentes. Isto indica que um experimento bem planejado, com um modelo de veículo representativo, pode apontar uma direção a ser seguida em pesquisas futuras. Por último é sugerido o monitoramento do ângulo de rolagem (roll angle), da taxa de guinada (yaw rate), e do deslocamento lateral do carro na pista para identificar instabilidade no veículo quando são utilizadas simulações
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 05.07.2017
  • Acesso à fonte
    How to cite
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    • ABNT

      SANTOS, Maria Izabel dos. Identifying active factors by a fractioned factorial experimental design and simulation in road traffic accidents. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18143/tde-28092017-091715/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Santos, M. I. dos. (2017). Identifying active factors by a fractioned factorial experimental design and simulation in road traffic accidents (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18143/tde-28092017-091715/
    • NLM

      Santos MI dos. Identifying active factors by a fractioned factorial experimental design and simulation in road traffic accidents [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18143/tde-28092017-091715/
    • Vancouver

      Santos MI dos. Identifying active factors by a fractioned factorial experimental design and simulation in road traffic accidents [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18143/tde-28092017-091715/

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