Exportar registro bibliográfico

Transformações geométricas na formação inicial e continuada de professores de Matemática: atividades investigativas envolvendo reflexões por retas de GeoGebra (2016)

  • Autores:
  • Autor USP: AZEVEDO, HERBERT WESLEY - IME
  • Unidade: IME
  • Sigla do Departamento: MAT
  • Assuntos: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; GEOMETRIA
  • Idioma: Português
  • Resumo: O estudo das Transformações Geométricas do plano, mais particularmente das reflexões por retas, é recomendado em documentos oficiais que direcionam o ensino em nosso no país. Seu estudo é recomendado, dentre outros motivos, pelo seu grande auxílio na resolução de problemas e também pelas possibilidades de associação com outros assuntos de fundamental importância em Matemática como, por exemplo, a congruência de triângulos. Nestes documentos oficiais que balizam a Educação Básica, também é recomendada a implementação de outras metodologias em sala de aula. Na presente pesquisa, associamos essas duas recomendações ao trabalharmos o tópico reflexão por retas por meio de uma sequência de atividades, baseadas na metodologia da Investigação Matemática.Aplicamos essa sequência a dois grupos de professores de Matemática e a um grupo de estudantes de Licenciatura em Matemática. As produções feitas, por eles, nos cadernos de respostas e no software GeoGebra foram analisadas de acordo com a Teoria das Representações Semióticas, de Raymond Duval. Os resultados apontaram que as atividades investigativas em conjunto com o software auxiliaram na resolução dos problemas propostos. Este trabalho indica mais uma alternativa para os professores abordarem o tema reflexão por retas em suas aulas e esperamos estar, também, contribuindo para a formação inicial e continuada de docentes em Matemática.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 23.11.2016
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      AZEVEDO, Herbert Wesley. Transformações geométricas na formação inicial e continuada de professores de Matemática: atividades investigativas envolvendo reflexões por retas de GeoGebra. 2016. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-08072019-121736/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Azevedo, H. W. (2016). Transformações geométricas na formação inicial e continuada de professores de Matemática: atividades investigativas envolvendo reflexões por retas de GeoGebra (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-08072019-121736/
    • NLM

      Azevedo HW. Transformações geométricas na formação inicial e continuada de professores de Matemática: atividades investigativas envolvendo reflexões por retas de GeoGebra [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-08072019-121736/
    • Vancouver

      Azevedo HW. Transformações geométricas na formação inicial e continuada de professores de Matemática: atividades investigativas envolvendo reflexões por retas de GeoGebra [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-08072019-121736/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024