Inovando o trabalho de campo com a articulação entre teoria e prática: as disciplinas do curso de Obstetrícia (2017)
- Authors:
- USP affiliated authors: NARCHI, NADIA ZANON - EACH ; BELLI, MARIA APARECIDA DE JESUS - EACH ; SILVA, EUNICE ALMEIDA DA - EACH ; TRINTINALIA, MARYAM MICHELLE JARROUGE - EACH ; TEIXEIRA, NILVA - EACH
- Unidade: EACH
- DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i2p143-147
- Subjects: OBSTETRÍCIA; PRÁTICA PROFISSIONAL; ENSINO SUPERIOR
- Language: Português
- Abstract: Este estudo tem como finalidade mostrar a estratégia de ensino utilizada nas disciplinas Administração dos Serviços de Atenção à Saúde e Estágio Curricular de Administração de Serviços de Atenção à Saúde, obrigatórias no curso de graduação em Obstetrícia da Universidade de São Paulo. O objetivo geral da estratégia foi articular o conteúdo oferecido em sala de aula às práticas em gerenciamento. Em 2014, 43 alunos cursaram as disciplinas, discutiram o conteúdo programático em sala de aula, realizaram visitas a serviços da rede privada e vivenciaram práticas de gerenciamento em serviços públicos de saúde. O objetivo específico era identificar e analisar até três situações-problema que poderiam dificultar a dinâmica de gerenciamento dos serviços públicos de saúde. A partir da análise e com base nas visitas realizadas, os alunos em grupos elaboraram um projeto visando à melhoria do gerenciamento dos serviços públicos. Os projetos deveriam responder a questão: “É possível administrar os processos, os recursos e as pessoas nos serviços públicos de atenção à saúde de maneira a agregar-lhes valor?” Todos responderam afirmativamente, evidenciando descrições de como foram compreendidas as articulações dos conceitos discutidos em sala de aula com as dificuldades e possibilidades encontradas nos cenários das práticas
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Revista de Graduação USP
- ISSN: 2525-376X
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 2, n. 2, p. 143-147, jun. 2017
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc-sa
-
ABNT
SILVA, Eunice Almeida da et al. Inovando o trabalho de campo com a articulação entre teoria e prática: as disciplinas do curso de Obstetrícia. Revista de Graduação USP, v. 2, n. ju 2017, p. 143-147, 2017Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i2p143-147. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Silva, E. A. da, Narchi, N. Z., Belli, M. A. de J., Trintinália, M. M. J., & Teixeira, N. (2017). Inovando o trabalho de campo com a articulação entre teoria e prática: as disciplinas do curso de Obstetrícia. Revista de Graduação USP, 2( ju 2017), 143-147. doi:10.11606/issn.2525-376X.v2i2p143-147 -
NLM
Silva EA da, Narchi NZ, Belli MA de J, Trintinália MMJ, Teixeira N. Inovando o trabalho de campo com a articulação entre teoria e prática: as disciplinas do curso de Obstetrícia [Internet]. Revista de Graduação USP. 2017 ; 2( ju 2017): 143-147.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i2p143-147 -
Vancouver
Silva EA da, Narchi NZ, Belli MA de J, Trintinália MMJ, Teixeira N. Inovando o trabalho de campo com a articulação entre teoria e prática: as disciplinas do curso de Obstetrícia [Internet]. Revista de Graduação USP. 2017 ; 2( ju 2017): 143-147.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i2p143-147 - Mulheres vivendo com HIV, maternidade e saúde: revisão integrativa
- Las prácticas educativas en salud (PES) y calidad de vida: algunas aproximaciones comparativas Brasil-Colombia
- Expectativas de gestantes da Zona Leste da cidade de São Paulo sobre seu parto
- Programa de pais participantes desenvolvido em uma unidade neonatal: experiencia de uma enfermeira na equipe multiprofissional
- Tecnologia na assistencia de enfermagem em uti pediatrica
- Análise sobre a formação do professor de graduação em enfermagem
- Análise do processo de enfermagem de duas instituições de saúde
- Validacao de um roteiro para a orientacao e participacao da mae no cuidado ao filho internado na unidade de terapia intensiva neonatal
- Assistencia a mae de recem-nascido na uti neonatal: experiencias, expectativas e sugestoes manifestadas por maes e enfermeiros
- Assistencia a mae de recem-nascido internado na uti neonatal: experiencias, sentimentos e expectativas manifestadas por maes
Informações sobre o DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i2p143-147 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas