Impacto do uso de infográficos como materiais de aprendizagem e suas correlações com satisfação, estilos de aprendizagem e complexidade visual (2017)
- Autores:
- Autor USP: LYRA, KAMILA TAKAYAMA - ICMC
- Unidade: ICMC
- Sigla do Departamento: SSC
- Assuntos: INFORMAÇÃO; VISUALIZAÇÃO; APRENDIZAGEM; MULTIMÍDIA; TECNOLOGIA EDUCACIONAL; ONTOLOGIAS; WEB SEMÂNTICA
- Palavras-chave do autor: Classificação de infográficos; Enjoyment; Estilos de aprendizagem; Infográficos; Infographics; Infographics classification; Information visualization; Learning styles; Satisfação; Visualização de informação
- Idioma: Português
- Resumo: O crescente uso de ambientes virtuais de aprendizagem faz com que os professores e desenvolvedores precisem avaliar qual o melhor formato de visualização a ser utilizado. Infográfico é tipo de visualização de informação que vem ganhando popularidade no contexto educacional. Ele utiliza figuras, gráficos e curtas explicações textuais associados à elementos de design, para transformar informações complexas em visualizações simples. No entanto, poucos trabalhos empíricos investigam a interferência do formato infográfico no processo de aprendizagem e consideram a influência dos estados afetivos (em particular a satisfação) e a preferência (i.e. estilo de aprendizagem) do aluno na sua capacidade de reter informação quando o material apresentado é o infográfico. Esse trabalho de mestrado tem como objetivo investigar os benefícios educacionais do uso de infográficos como material de aprendizagem comparando-os com materiais tradicionais, texto puro e gráfico+texto. Também visa analisar a influência de outras variáveis experimentais no processo de aprendizagem como complexidade do infográfico, satisfação e estilo de aprendizagem. Para isso, foi executado um experimento com 74 alunos de graduação distribuídos entre três formatos de materiais de aprendizagem (i.e. infográficos, gráficos+texto e texto puro) em uma sessão de aprendizagem individual suportada por computador. Os sujeitos foram avaliados quanto à aprendizagem imediata, retenção e perda de conhecimento, satisfação, estilosde aprendizagem e tempo. Os resultados obtidos sugerem que os infográficos são tão bons para a aprendizagem e retenção de conhecimento quanto os materiais tradicionais. Não foram encontradas evidências de que os estilos de aprendizagem visual ou verbal têm impacto na aprendizagem ou na satisfação dos alunos. Além disso, foram encontrados indícios de que satisfações positivas podem resultar em uma maior retenção de conhecimento. Para analisar a variável complexidade, foi proposto um framework para classificação dos infográficos. Pode-se concluir que, de fato, infográficos classificados como de baixa complexidade proporcionam maior aprendizagem. No entanto, o aprendizado por meio dos infográficos de complexidade alta não foi significativamente menor. É possível atribuir essa queda não significativa à natureza explicativa dos infográficos, capaz de estabilizar o aprendizado do aluno a partir de um determinado nível de complexidade, mesmo que a complexidade aumente.
- Imprenta:
- Local: São Carlos
- Data de publicação: 2017
- Data da defesa: 18.04.2017
-
ABNT
LYRA, Kamila Takayama. Impacto do uso de infográficos como materiais de aprendizagem e suas correlações com satisfação, estilos de aprendizagem e complexidade visual. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-02082017-104605/. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Lyra, K. T. (2017). Impacto do uso de infográficos como materiais de aprendizagem e suas correlações com satisfação, estilos de aprendizagem e complexidade visual (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-02082017-104605/ -
NLM
Lyra KT. Impacto do uso de infográficos como materiais de aprendizagem e suas correlações com satisfação, estilos de aprendizagem e complexidade visual [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-02082017-104605/ -
Vancouver
Lyra KT. Impacto do uso de infográficos como materiais de aprendizagem e suas correlações com satisfação, estilos de aprendizagem e complexidade visual [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-02082017-104605/ - Perspectivas de estados afetivos para as disciplinas de programação: um mapeamento sistemático da literatura no Brasil
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