Transtornos mentais na infância e adolescência sob a perspectiva do desenvolvimento (2016)
- Autor:
- Autor USP: POLANCZYK, GUILHERME VANONI - FM
- Unidade: FM
- Sigla do Departamento: Psiquiatria da Infância e da Adolescência
- Subjects: DESENVOLVIMENTO HUMANO; DESENVOLVIMENTO DO ADULTO; DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE; TRANSTORNOS MENTAIS; PSICOPATOLOGIA; PSIQUIATRIA INFANTIL; PSIQUIATRIA DO ADOLESCENTE; PSIQUIATRIA BIOLÓGICA
- Language: Português
- Abstract: Este texto sitematizado apresenta os principáis estudos conduzidos pelo autor que investigam aspectos espcíficos de transtornos mentais na infância e adolescência a partir da perspectiva do desenvolvimento. Inicialmente, são revisadas as bases conceituais desta perspectiva. No cap. I - Prevalência e fatores associados à sua variabilidade - são apresentados dois estudos. O primeiro é meta-análise e meta-regressão de estudos de prevalência de transtornos mentais na infância e adolescência. Os resultados indicam uma prevalência agregada de qualquer transtorno mental ao redor do mundo de 13%, com variáveis metodológicas explicando a sua heterogeneidade. O segundo é uma meta-análise e meta-regressão de estudos de prevalência de TDAH buscando avaliar se as estimativas estão aumentando nas últimas décadas. Os resultado indicam que a prevalência de TDAH não vem se modoficando nos últimos 30 anos.No cap II é apresentado um artigo original investigando a interação entre haplótipo no gene para o receptor de tipo I do hormônio no gene para o receptor de tipo I do hormônio liberador da corticotrofina (CRHR1) e maus tratos na infância para o surgimento de depressão em adulto. Os resultados apontam para oi efeito protetor do haplótipo estudo no surgimento de depressão apenas quando maus-tratos é reportado retrospectivamente, não sendo detectado o efeito quando maus-tratos é aferido prospectivamente. No Cap. III - é apresentado artigo original avaliando a prevalência de experiências psicóticas entre adolescentes na comunidade e investigando a validade do constructo. Os resultados indicam que experiências psicóticas são comuns, familiares e herdáveis e encontram-se extensamente associadas a fatores de risco desenvolvidas e psicopatologia contemporânea. No Cap. IV - é apresentada a avaliação das trajetórias de TDAH da infância ao início da idade adulta em uma amostra comunitária nacionalmente representativa. Indicam quetaxa de persistência do transtorno é aproximadamente 22% até os 18 anos e está associada a maior gravidade dos sintomas e menor QI na infancia. Os indivíduos em remissão mantém-se em prejuízo funcional e outros diagnósticos psiquiátricos. Entre os indivíduos com TDAH aos 18 anos, 61.5% não apresentavam o transtorno na infância. No Cap. V são apresentados dois artigos originais. O primeiro trata da trajetória do TDAH até os 12 anos de idade, mostrando que não há incidência substancial do transtorno entre 7 e 12 anos e que não haveria modificações da prevalência do transtorno caso a idade do cirtério de início dos sintomas fosse alterada. Esses resultados ampararam a atualização deste critério pelo DSM-5, que passou a exigir idade de início dos sintomas anteriores aos 12 anos de idade. O segundo estudo analisa os dados da amosta de escolares do INPD e identifica três dimensões de sintomas de oposição, associadas com psicopatologia contemporânea e história familiar, corroborando achados prévios em outros países e as novas recomendações do DSM-5. O conjunto dos estudos apresentados contribui para o avanço do conhecimento ao caracterizar os transtornos mentais na infância e adolescência, os mecanismos etiológicos e continuidade e e descontinuidade ao longo do tempo, com implicações diagnósticas. Com os conhecimentos gerados espera-se uma melhor caracterização das manifestações psicopatológicas ao longo da vida e de suas origens, permitindo que sejam desenvolvidas estratégias capazes de modificar as trajetórias desviantes do desenvolvimento cerebral
- Imprenta:
- Data da defesa: 29.11.2016
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ABNT
POLANCZYK, Guilherme Vanoni. Transtornos mentais na infância e adolescência sob a perspectiva do desenvolvimento. 2016. Tese (Livre Docência) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. . Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Polanczyk, G. V. (2016). Transtornos mentais na infância e adolescência sob a perspectiva do desenvolvimento (Tese (Livre Docência). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Polanczyk GV. Transtornos mentais na infância e adolescência sob a perspectiva do desenvolvimento. 2016 ;[citado 2024 abr. 19 ] -
Vancouver
Polanczyk GV. Transtornos mentais na infância e adolescência sob a perspectiva do desenvolvimento. 2016 ;[citado 2024 abr. 19 ] - Tratamento dos transtornos disruptivos do comportamento na infância e adolescência
- Tratamento do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade em adultos
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- Desenvolvimento na infância normal
- Poor stimulus discriminability as a common neuropsychological deficit between ADHD and reading ability in young children: a moderated mediation model
- Reaction time variability and attention-deficit/hyperactivity disorder: is increased reaction time variability specific to attention-deficit/hyperactivity disorder? Testing predictions from the default-mode interference hypothesis
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