Avaliação clínica de enfermagem na termoregulação do recém-nascido pré-termo: do desenvolvimento ao uso de tecnologia educacional digital (2017)
- Authors:
- Autor USP: LUIZARI, MARISA RUFINO FERREIRA - EERP
- Unidade: EERP
- Sigla do Departamento: ERM
- Subjects: ENFERMAGEM; TECNOLOGIA EDUCACIONAL; ENFERMAGEM NEONATAL; SIMULAÇÃO (APRENDIZAGEM); TEMPERATURA CORPORAL
- Keywords: Body temperature regulation; Computer simulation; Educação em enfermagem; Educational technology; Enfermagem neonatal; Neonatal nursing; Nursing education; Regulação da temperatura corporal; Simulação por computador; Tecnologia educacional
- Language: Português
- Abstract: As tecnologias, fortemente representadas pelos serious games na atualidade, têm ressignificado o processo de ensino-aprendizagem em saúde e enfermagem, contribuindo para o ensino participativo e mediando a aprendizagem não só de estudantes, mas também de profissionais e pacientes. Este estudo consistiu em pesquisa metodológica quanto ao desenvolvimento, baseado na técnica do design participativo, de um jogo educativo denominado e-Baby: avaliação clínica da termorregulação no recém-nascido pré-termo, bem como em um quase-experimento do tipo pré e pós-teste, ao avaliar o nível de aprendizado obtido pelos participantes antes e após uma intervenção, a qual consistiu em um curso semipresencial de 30 horas abordando o tema 'termorregulação do recém-nascido prematuro' em associação com o jogo desenvolvido, que foi disponibilizado online durante todo o decorrer da atividade de educação permanente. Ao se compararem as médias do pós-teste e as do pré-teste (teste não paramétrico de Wilcoxon), verificou-se aprendizagem significativa pelos participantes (p = 0,0001). O jogo e-Baby voltado à avaliação clínica da termorregulação do recém-nascido pré-termo mostrou-se eficaz como instrumento de intervenção no processo de ensino-aprendizagem, despertando interesse e motivação em seus usuários
- Imprenta:
- Publisher place: Ribeirão Preto
- Date published: 2017
- Data da defesa: 09.02.2017
-
ABNT
LUIZARI, Marisa Rufino Ferreira. Avaliação clínica de enfermagem na termoregulação do recém-nascido pré-termo: do desenvolvimento ao uso de tecnologia educacional digital. 2017. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-04052017-193925/. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Luizari, M. R. F. (2017). Avaliação clínica de enfermagem na termoregulação do recém-nascido pré-termo: do desenvolvimento ao uso de tecnologia educacional digital (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-04052017-193925/ -
NLM
Luizari MRF. Avaliação clínica de enfermagem na termoregulação do recém-nascido pré-termo: do desenvolvimento ao uso de tecnologia educacional digital [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-04052017-193925/ -
Vancouver
Luizari MRF. Avaliação clínica de enfermagem na termoregulação do recém-nascido pré-termo: do desenvolvimento ao uso de tecnologia educacional digital [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-04052017-193925/
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas