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Conhecimento, suporte à transferência e impacto de treinamento no trabalho dos profissionais de Enfermagem (2017)

  • Autores:
  • Autor USP: BODNAR, JOSANA CAMILO - EERP
  • Unidade: EERP
  • Sigla do Departamento: ERG
  • Assuntos: ENFERMAGEM; ÚLCERA; CONHECIMENTO; FERIMENTOS E LESÕES; CUIDADOS DE ENFERMAGEM
  • Palavras-chave do autor: Capacitação; Conhecimento; Enfermagem; Knowledge; Nursing; Pressure ulcer; Training; Úlcera por pressão
  • Idioma: Português
  • Resumo: A enfermagem exerce o cuidado direto ao paciente e necessita de conhecimento científico relacionado à prevenção de lesão por pressão. As ações educativas para atualização do profissional são realizadas, muitas vezes, na forma de treinamentos. Evidencia-se a importância da avaliação do treinamento para compreender as variáveis que influenciam na transferência e no impacto. Objetivos: identificar o conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre prevenção de lesão por pressão, verificar o suporte à transferência e o impacto do treinamento admissional no trabalho. Trata-se de um estudo correlacional, transversal, de caráter descritivo com análise quantitativa dos dados, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Os sujeitos foram 203 profissionais de enfermagem (156 auxiliares/técnicos de enfermagem e 47 enfermeiros) que realizaram treinamento admissional em 2013 e 2014, alocados em unidades que fornecem assistência a pacientes adultos e idosos, pertencentes ao bloco A e bloco B de um hospital universitário do interior de São Paulo. A porcentagem média de acertos nos 33 itens sobre prevenção de lesão por pressão do teste de conhecimento foi de 79,1% para os auxiliares/técnicos de enfermagem e 85,4% para os enfermeiros. Apenas um profissional acertou 100% do teste. A porcentagem de acertos dos auxiliares/técnicos de enfermagem do bloco B diminuiu conforme maior o tempo de formação e a idade do profissional. O enfermeiro é o profissional mais procurado pelos demais membros da equipe para busca de informações sobre prevenção de lesão por pressão (p<0,05). A participação dos enfermeiros em atividades educativas oferecidas pelo hospital universitário está relacionada ao maior nível de conhecimento. Constatou-se impacto médio de 7,5 para o bloco A e 7,8 para o bloco B, em uma escala de 0 a 10. O suporte à transferência é considerado insatisfatóriopelos enfermeiros, com média de 6,3 no bloco A e 5,9 no bloco B. Evidenciou-se forte relação entre suporte à transferência e impacto (p<0,001). Os resultados apontam a necessidade de atualização do conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre prevenção de lesão por pressão, evidencia a importância do envolvimento e acompanhamento da supervisão, reflexão no cotidiano dos profissionais e corresponsabilidade para atingir o suporte à transferência e impacto do treinamento satisfatório
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 20.02.2017
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      BODNAR, Josana Camilo. Conhecimento, suporte à transferência e impacto de treinamento no trabalho dos profissionais de Enfermagem. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-04052017-163520/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Bodnar, J. C. (2017). Conhecimento, suporte à transferência e impacto de treinamento no trabalho dos profissionais de Enfermagem (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-04052017-163520/
    • NLM

      Bodnar JC. Conhecimento, suporte à transferência e impacto de treinamento no trabalho dos profissionais de Enfermagem [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-04052017-163520/
    • Vancouver

      Bodnar JC. Conhecimento, suporte à transferência e impacto de treinamento no trabalho dos profissionais de Enfermagem [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-04052017-163520/

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