Retenção urinária: implicações do treino simulado de baixa fidelidade na autoconfiança do enfermeiro (2016)
- Authors:
- Autor USP: MAZZO, ALESSANDRA - EERP
- Unidade: EERP
- DOI: 10.1590/s0080-623420160000600017
- Subjects: EDUCAÇÃO EM SAÚDE; SIMULAÇÃO (APRENDIZAGEM); CATETERISMO URINÁRIO
- Keywords: Simulation; Teaching; Education; Nursing; Urinary retention; Urinary Catheterization
- Language: Português
- Abstract: OBJETIVO Avaliar o nível de autoconfiança de enfermeiros na assistência de enfermagem na retenção urinária antes e após atividade simulada de baixa fidelidade. MÉTODO Estudo quase-experimental realizado junto aos enfermeiros lotados nas unidades de atendimento de município do interior do estado de São Paulo. Os dados foram coletados durante a realização de uma oficina pedagógica que contou com atividade simulada de baixa fidelidade. RESULTADOS Participaram do estudo 42 enfermeiros, a maioria do sexo feminino e com mais de 15 anos de atuação. Após o treino simulado de baixa fidelidade os enfermeiros demonstraram aumento significativo (p < 0,05) na autoconfiança relacionada à assistência de enfermagem na retenção urinária. Os menores escores autoatribuídos durante a atividade foram relacionados à avaliação objetiva da retenção urinária. CONCLUSÃO A simulação de baixa fidelidade é um recurso efetivo no aprimoramento de enfermeiros no que diz respeito à assistência de enfermagem na retenção urináriaOBJETIVO Evaluar el nivel de autoconfianza de enfermeros en la asistencia de enfermería en la retención urinaria antes y después de actividad simulada de baja fidelidad. MÉTODO Estudio cuasi-experimental realizado junto a los enfermeros ubicados en las unidades de atención de municipio del interior del Estado de São Paulo. Los datos fueron recolectados durante la realización de un taller pedagógico que contó con actividad simulada de baja fidelidad. RESULTADOS Participaron en el estudio 42 enfermeros, la mayoría del sexo femenino y con más de 15 años de actuación. Después del entrenamiento simulado de baja fidelidad, los enfermeros demostraron aumento significativo (p < 0,05) en la autoconfianza relacionada con la asistencia de enfermería en la retención urinaria. Los menores puntajes autoatribuidos durante la actividad estuvieron relacionados con la evaluación objetiva de la retención urinaria. CONCLUSIÓN La simulación de baja fidelidad es un recurso efectivo en el perfeccionamiento de enfermeros en lo que se refiere a la asistencia de enfermería en la retención urinaria
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Revista da Escola de Enfermagem da USP
- ISSN: 0080-0234
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 50, n. 5, p. 833-839, 2016
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
MESKA, Mateus Henrique et al. Retenção urinária: implicações do treino simulado de baixa fidelidade na autoconfiança do enfermeiro. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 50, n. 5, p. 833-839, 2016Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0080-623420160000600017. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Meska, M. H., Mazzo, A., Jorge, B. M., Souza Junior, V. D. de, Negri, E. C., & Chayamiti, E. M. P. C. (2016). Retenção urinária: implicações do treino simulado de baixa fidelidade na autoconfiança do enfermeiro. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 50( 5), 833-839. doi:10.1590/s0080-623420160000600017 -
NLM
Meska MH, Mazzo A, Jorge BM, Souza Junior VD de, Negri EC, Chayamiti EMPC. Retenção urinária: implicações do treino simulado de baixa fidelidade na autoconfiança do enfermeiro [Internet]. Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2016 ; 50( 5): 833-839.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0080-623420160000600017 -
Vancouver
Meska MH, Mazzo A, Jorge BM, Souza Junior VD de, Negri EC, Chayamiti EMPC. Retenção urinária: implicações do treino simulado de baixa fidelidade na autoconfiança do enfermeiro [Internet]. Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2016 ; 50( 5): 833-839.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0080-623420160000600017 - Simulação in situ para o treinamento de suporte básico de vida no contexto da atenção primária: estudo piloto
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Informações sobre o DOI: 10.1590/s0080-623420160000600017 (Fonte: oaDOI API)
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