Exportar registro bibliográfico

Opinião Pública sobre o Comércio Internacional: avaliando o impacto de proximidade cultural (2014)

  • Autores:
  • Autor USP: GIWA, GILLIAN TRAVIA - IRI
  • Unidade: IRI
  • Assuntos: OPINIÃO PÚBLICA (RELAÇÕES PÚBLICAS); COMÉRCIO INTERNACIONAL; CULTURA; DEMOCRACIA
  • Palavras-chave do autor: Comércio internacional; Cultural proximity; International trade; Opinião pública; Proximidade cultural; Public opinion
  • Idioma: Inglês
  • Resumo: A utilização de métodos experimentais em estudos de Relações Internacionais (RI) continua sendo relativamente incomum e, particularmente, entre os pesquisadores de Economia Política Internacional (EPI) no Brasil. Não obstante, este trabalho foi o resultado de um survey experimental aplicado entre os alunos de graduação da Universidade de São Paulo em abril de 2014, cuja hipótese de que a proximidade cultural importava para a opinião pública no que tange os parceiros comerciais foi investigada e, posteriormente validada. Nos testes de pré-tratamento, a língua, a religião e as normas e os valores sociais foram identificados como os indicadores para a proximidade cultural. Estes indicadores foram incorporados em quatro vinhetas de tratamento, em que uma parceria comercial foi descrita em termos dos ganhos econômicos, bem como a (não) similaridade cultural do país parceiro. Com a adição de uma condição de controle - em que não havia nenhuma informação econômica ou cultural - as cinco vinhetas foram incluídas em questionários aplicados a 503 estudantes entre 7 faculdades. Havia efeitos do tratamento em todas as condições e, portanto, foi possível confirmar que as decisões das pessoas foram afetadas pelos indicadores culturais. No entanto, as respostas contraditórias às questões descritivas sugeriram que por mais que as ações do público tendem a demonstrar coerência com a influência de atributos culturais, suas declarações verbais tendem a apontar ao contrário
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 28.07.2014
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      GIWA, Gillian Travia. Opinião Pública sobre o Comércio Internacional: avaliando o impacto de proximidade cultural. 2014. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/101/101131/tde-04082014-141753/. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Giwa, G. T. (2014). Opinião Pública sobre o Comércio Internacional: avaliando o impacto de proximidade cultural (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/101/101131/tde-04082014-141753/
    • NLM

      Giwa GT. Opinião Pública sobre o Comércio Internacional: avaliando o impacto de proximidade cultural [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/101/101131/tde-04082014-141753/
    • Vancouver

      Giwa GT. Opinião Pública sobre o Comércio Internacional: avaliando o impacto de proximidade cultural [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/101/101131/tde-04082014-141753/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024