Estamos educando para que Auschwitz não se repita?: uma análise da importância da sexualidade infantil para a formação do indivíduo (2017)
- Autores:
- Autor USP: BICHIR, MAYARA MACHADO - IP
- Unidade: IP
- Sigla do Departamento: PSA
- Assuntos: SEXUALIDADE; FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO; EDUCAÇÃO INFANTIL; POLÍTICAS PÚBLICAS
- Idioma: Português
- Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a importância da sexualidade infantil e do desenvolvimento psicossexual da criança para a formação do indivíduo, e a forma pela qual são tratadas estas esferas da vida da pessoa pelas instituições sociais. Através de estudos de autores da primeira geração da Escola de Frankfurt, desenvolveu-se uma discussão sobre a importância da Família, da Educação e da vivência da sexualidade pelo indivíduo para a formação. Partindo da hipótese de que a sexualidade infantil desempenha papel central na formação do indivíduo, interessou-nos saber, como esta esfera do desenvolvimento da criança é abordada nas Políticas Públicas para a Educação Infantil no Brasil. Pudemos constatar, através do estudo teórico, que o autoritarismo e a negligência do adulto em suas atitudes diante das manifestações da sexualidade infantil, podem contribuir para a formação de um indivíduo regredido, propenso a seguir governos autoritários, e que a formação para a autonomia, necessária à resistência ao sistema capitalista e a sociedade de massas, depende tanto de limites, estabelecidos pelo adulto, a alguns desejos da criança, quanto do apoio à manifestação natural da sua sexualidade. Averiguamos a partir da pesquisa das Políticas Públicas para a Educação Infantil que a abordagem desta temática é quase inexistente nos documentos analisados, e quando ela se apresenta, é feita de forma superficial e insuficiente para a promoção do esclarecimento sexual, extremamentenecessário para os profissionais da educação, figuras importantes para a formação da criança. Concluímos que a Educação, que deve promover resistência à violência e à opressão produzidas pela sociedade capitalista, tem como responsabilidade o esclarecimento sexual para a prevenção da formação do indivíduo regredido
- Imprenta:
- Data da defesa: 24.04.2017
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ABNT
BICHIR, Mayara Machado. Estamos educando para que Auschwitz não se repita?: uma análise da importância da sexualidade infantil para a formação do indivíduo. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-17072017-170111/. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Bichir, M. M. (2017). Estamos educando para que Auschwitz não se repita?: uma análise da importância da sexualidade infantil para a formação do indivíduo (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-17072017-170111/ -
NLM
Bichir MM. Estamos educando para que Auschwitz não se repita?: uma análise da importância da sexualidade infantil para a formação do indivíduo [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-17072017-170111/ -
Vancouver
Bichir MM. Estamos educando para que Auschwitz não se repita?: uma análise da importância da sexualidade infantil para a formação do indivíduo [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-17072017-170111/
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