Mídia falada e construção de identidade: uma abordagem sociocognitiva e interacional (2017)
- Autor:
- Autor USP: AQUINO, ZILDA GASPAR OLIVEIRA DE - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- Assuntos: PROPAGANDA; ANÁLISE DO DISCURSO; LINGUÍSTICA COGNITIVA
- Idioma: Português
- Resumo: O objetivo do trabalho é observar de que modo ocorre o debate na mídia falada, em especial, o debate radiofônico, tendo em vista o recente avanço da mídia digital. Busca-se compreender o encaminhamento das interações e o processo de construção de identidade, destacando-se a perspectiva de que, dada sua instantaneidade e alcance, o rádio recorre a outras mídias que lhe servem de base para o encaminhamento da identidade que elege a respeito de dado tema de interesse da sociedade. Recorre-se a um corpus que tem por tópico central a discussão acerca da reforma na Previdência Social, para observar a construção da identidade do Presidente Michel Temer e da identidade que seu governo busca construir para os cidadãos – ambas veiculadas pela mídia de modo geral. O embasamento teórico diz respeito a questões conceituais que envolvem as estruturas mentais (os frames), partindo da abordagem de Lakoff (2004), para alcançar a perspectiva de van Dijk (2008), ao tratar do encaminhamento sociocognitivo voltado ao discurso e contexto. Em meio a esses processos cognitivos, parece possível observar um jogo de rotinas sociais (scripts) que se entrecruzam com frames propostos para se alcançarem objetivos governamentais. Nesse sentido, a veiculação de determinada propaganda governamental apresentada repetitivamente permite observar, ainda, uma utilização estratégica do discurso que opera de modo a tentar persuadir o cidadão.
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Caderno de resumos
- Nome do evento: Encontro de pós-graduandos em estudos discursivos da USP - EPED
-
ABNT
AQUINO, Zilda Gaspar Oliveira de. Mídia falada e construção de identidade: uma abordagem sociocognitiva e interacional. 2017, Anais.. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2017. . Acesso em: 18 abr. 2024. -
APA
Aquino, Z. G. O. de. (2017). Mídia falada e construção de identidade: uma abordagem sociocognitiva e interacional. In Caderno de resumos. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. -
NLM
Aquino ZGO de. Mídia falada e construção de identidade: uma abordagem sociocognitiva e interacional. Caderno de resumos. 2017 ;[citado 2024 abr. 18 ] -
Vancouver
Aquino ZGO de. Mídia falada e construção de identidade: uma abordagem sociocognitiva e interacional. Caderno de resumos. 2017 ;[citado 2024 abr. 18 ] - A construção da identidade na perspectiva da análise crítica do discurso
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