O desenvolvimento da reflexão crítica (2016)
- Autor:
- Autor USP: FERRONI, ROBERTA - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- Assuntos: LÍNGUA ITALIANA; APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
- Idioma: Português
- Resumo: Reflexões sobre as atividades metalinguísticas iniciadas por aprendizes de italiano em um contexto formal de aprendizagem Uma das especificidades do discurso em aulas de línguas reside no fato de a língua ser, nesse espaço de ensinoaprendizagem, entendida e utilizada, simultaneamente, como meio e como objeto, motivo pelo qual cada troca verbal constitui um potencial objeto de reflexão metalinguística (Dabène, 1984). As mudanças constantes de estatuto dos enunciados, as quais não provocam, geralmente, incompreensões nem mal-entendidos comunicativos, são amplamente aceitas pelos interlocutores, já que fazem parte do “contrato didático” (Cicurel, 2011) subjacente ao próprio funcionamento da aula de línguas, aula que tem sua razão de ser não na necessidade de esses interlocutores comunicarem entre si, mas na tarefa de ensinar e aprender a língua-alvo. Feita essa premissa, ilustraremos, na presente comunicação, as atividades metalinguísticas iniciadas espontaneamente, em um contexto formal, por aprendizes de italiano língua estrangeira, cuja língua materna é o português brasileiro, para a resolução de determinados problemas de natureza metalinguística. A análise de tais episódios permitiu-nos chegar a algumas conclusões quanto ao papel efetivo que essas atividades exercem para fins de aprendizagem no contexto examinado por nós; possibilitou-nos, especialmente, observar: como e por quem são tratadas as solicitações dos discentes nas aulas; qual a incidência dessas solicitações na construção da comunicação pedagógica; como elas são aproveitadas do ponto de vista da aprendizagem e que operações de aprendizagem são mobilizadas.
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Caderno de Resumos
- Nome do evento: Colóquio Internacional de Didática das Línguas Estrangeiras e Segundas: Integrar a língua, a literatura e a cultura
-
ABNT
FERRRONI, Roberta. O desenvolvimento da reflexão crítica. 2016, Anais.. São Paulo: FFLCH/USP, 2016. . Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Ferrroni, R. (2016). O desenvolvimento da reflexão crítica. In Caderno de Resumos. São Paulo: FFLCH/USP. -
NLM
Ferrroni R. O desenvolvimento da reflexão crítica. Caderno de Resumos. 2016 ;[citado 2024 abr. 24 ] -
Vancouver
Ferrroni R. O desenvolvimento da reflexão crítica. Caderno de Resumos. 2016 ;[citado 2024 abr. 24 ] - La commutazione di codice nella classe di lingua: fra funzioni e rituali
- A construção de identidades nas interações entre professor e aluno: um olhar sobre as atividades de comunicação/produção
- Funzioni identitarie dell'alternanza linguistica in apprendenti di italiano durante lo svolgimento di attività in gruppo
- A língua dos jornais
- "Capire si usa ci?": Reflexões sobre as atividades metalinguísticas iniciadas por aprendizes de italiano em um contexto formal de aprendizagem
- As estratégias de comunicação durante a realização de tarefas feitas em colaboração por aprendizes de línguas próximas: rumo ao plurilinguismo
- Dire, fare, partire!: Aula 3 - parte 2
- Bueno stiamo praticando: análise comparativa dos sinais discursivos utilizados em situações interativas entre aprendizes de línguas próximas
- Brincar com as línguas: a troca de código entre imigrados Ítalo-Brasileiros durante um torneio de ruzzola
- L'uso dei marcatori discorsivi da parte di apprendenti di lingue affini
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas