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Habilidades funcionais e assistência do cuidador de crianças e adolescentes com síndrome de Down (2017)

  • Autores:
  • Autor USP: MORIYAMA, CRISTINA HAMAMURA - FSP
  • Unidade: FSP
  • Sigla do Departamento: HSM
  • DOI: 10.11606/D.6.2017.tde-18042017-102046
  • Assuntos: CAPACIDADE FUNCIONAL; CRIANÇAS; ADOLESCENTES; SÍNDROME DE DOWN; PEDIATRIA; ASSISTÊNCIA (COMPORTAMENTO SOCIAL); ATIVIDADES COTIDIANAS; DESENVOLVIMENTO INFANTIL; SAÚDE PÚBLICA; ENTREVISTAS (PSICOLOGIA); ESTUDOS TRANSVERSAIS
  • Idioma: Português
  • Resumo: Introdução: A síndrome de Down (SD) é uma das cromossomopatias mais frequentes em todo o mundo e é a causa mais comum de deficiência intelectual.. Embora trabalhos disponibilizem evidências sobre as limitações em atividades e restrição na participação de pessoas com SD, informações sobre o impacto destas limitações na família e principalmente uma caracterização da assistência necessária pelo cuidador ainda é uma área pouco explorada, mas necessária para organizar um programa de reabilitação. Objetivo: Analisar as habilidades funcionais de crianças e adolescentes com Síndrome de Down e a assistência oferecida pelos cuidadores, o que será fundamental para organização de programas de reabilitação. Método: Trata-se de trabalho analítico, transversal em que foram entrevistados 100 pais/cuidadores de crianças e adolescentes com SD através do Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidades (PEDI). As habilidade funcionais e a assistência oferecida pelos cuidadores obtidas foram distribuídas em gráficos de dispersão. Para as análises estatísticas foram utilizados os softwares MedCalc versão 16.8.4 e GraphPad Prism versão 6.07. Resultados: Crianças e adolescentes com SD necessitam maior tempo para aquisição das habilidades de auto-cuidado, mobilidade e função social, sendo mais evidente nas duas últimas. Seus pais conseguem identificar melhor suas dificuldades antes dos 8 anos e necessitam de apoio profissional especializado a partir dessa faixa etária para auxiliar o desenvolvimento das potencialidades de seus filhos.Conclusão: Os pais conseguem identificar as dificuldades de seus filhos em idades mais precoces e oferecem mais assistência, porém não ocorre o mesmo à medida que atingem a idade escolar, indicando a necessidade de apoio profissional nesse período que não se restrinja às orientações e à escola.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 21.02.2017
  • Acesso à fonteDOI
    Informações sobre o DOI: 10.11606/D.6.2017.tde-18042017-102046 (Fonte: oaDOI API)
    • Este periódico é de acesso aberto
    • Este artigo é de acesso aberto
    • URL de acesso aberto
    • Cor do Acesso Aberto: gold
    • Licença: cc-by-nc-sa

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      MORIYAMA, Cristina Hamamura. Habilidades funcionais e assistência do cuidador de crianças e adolescentes com síndrome de Down. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.6.2017.tde-18042017-102046. Acesso em: 05 maio 2024.
    • APA

      Moriyama, C. H. (2017). Habilidades funcionais e assistência do cuidador de crianças e adolescentes com síndrome de Down (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://doi.org/10.11606/D.6.2017.tde-18042017-102046
    • NLM

      Moriyama CH. Habilidades funcionais e assistência do cuidador de crianças e adolescentes com síndrome de Down [Internet]. 2017 ;[citado 2024 maio 05 ] Available from: https://doi.org/10.11606/D.6.2017.tde-18042017-102046
    • Vancouver

      Moriyama CH. Habilidades funcionais e assistência do cuidador de crianças e adolescentes com síndrome de Down [Internet]. 2017 ;[citado 2024 maio 05 ] Available from: https://doi.org/10.11606/D.6.2017.tde-18042017-102046


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