Sujeitos e tramas presentes na transformação do parque de um Centro de Educação Infantil paulistano (2017)
- Autores:
- Autor USP: BERNARDES, FABIANA FRAGOSO ZANELLI - FE
- Unidade: FE
- Assuntos: EDUCAÇÃO INFANTIL; ESPAÇO ESCOLAR; CULTURA ESCOLAR; PARQUES
- Palavras-chave do autor: Cultura escolar; Early childhood education; Educação infantil; Espaço escolar; Parque; Playground; School culture; School space
- Idioma: Português
- Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo o processo de transformação de um dos espaços externos de um Centro de Educação Infantil (CEI), do município de São Paulo o parque. A pesquisa teve como objetivo analisar de que modo a participação de diferentes sujeitos influenciaram na transformação do parque de um CEI tendo como perspectiva a ideia de lugar pedagógico, utilizando o conceito de lugar embasado por Frago e lugar pedagógico por Faria. A metodologia utilizada foi um estudo de caso Stake, sendo acompanhada a jornada diária dos sujeitos presentes do CEI, durante seis meses, e como fontes de dados foram considerados: Projeto Político Pedagógico de 2015; registros do Projeto Especial de Ação (PEA) de 2015; planta arquitetônica do pavimento térreo e do pavimento superior e outros documentos referentes à manutenção do prédio e áreas externas do CEI; diário de campo da pesquisadora; registros fotográficos; transcrição de reuniões do PEA, do Conselho de Escolas e entrevistas realizadas com professoras, diretora pedagógica, coordenadora pedagógica e famílias. A análise dos dados produzidos foi realizada à luz principalmente dos conceitos de espaço escolar e cultura escolar trazidos por Frago e Escolano. A investigação desenvolvida trouxe importantes evidências acerca da participação dos sujeitos na construção de seus lugares, entre elas: como profissionais do CEI e crianças criam soluções para driblar os obstáculos encontrados no projeto arquitetônico original; aausência de uma interface do dia-a-dia de profissionais da educação e arquitetos; a importância do envolvimento da comunidade nos projetos do CEI; a presença dos diferentes saberes docentes (TARDIF) nas decisões que são tomadas pelo grupo de professoras; o impacto direto que a formação continuada em serviço pode ter na alteração dos espaços do CEI enquanto lugar pedagógico e a importância de envolver a criança em todas as etapas do planejamento dos espaços físicos em uma Pedagogia-em-Participação (OLIVEIRA-FORMOSINHO)
- Imprenta:
- Data da defesa: 26.04.2017
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ABNT
ZANELLI, Fabiana Fragoso. Sujeitos e tramas presentes na transformação do parque de um Centro de Educação Infantil paulistano. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05072017-155930/. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Zanelli, F. F. (2017). Sujeitos e tramas presentes na transformação do parque de um Centro de Educação Infantil paulistano (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05072017-155930/ -
NLM
Zanelli FF. Sujeitos e tramas presentes na transformação do parque de um Centro de Educação Infantil paulistano [Internet]. 2017 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05072017-155930/ -
Vancouver
Zanelli FF. Sujeitos e tramas presentes na transformação do parque de um Centro de Educação Infantil paulistano [Internet]. 2017 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05072017-155930/
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