Violência no contexto escolar: significados para professores do ensino público (2016)
- Authors:
- Autor USP: SILVA, MARTA ANGÉLICA IOSSI - EERP
- Unidade: EERP
- DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v15i3.29815
- Subjects: VIOLÊNCIA ESCOLAR; SAÚDE ESCOLAR
- Language: Português
- Abstract: Estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, desenvolvido em escola pública de Goiânia-GO. O objetivo foi compreender os significados do fenômeno da violência, na perspectiva de professores de uma instituição pública de ensino. Os dados foram coletados, em grupos focais e observação participante, e analisados pelo método de interpretação de sentidos. Emergiram as categorias "O professor e a violência em seu contexto de trabalho" que diz respeito ao entendimento e estratégias utilizadas frente à violência no contexto de trabalho e "A influência da família na violência no contexto escolar", apresentando como os professores compreendem a influência da família no comportamento dos alunos. A pesquisa permitiu compreender a importância do trabalho intersetorial entre as áreas da saúde e educação, com apoio de instituições de ensino superior, para resguardar a função dos professores em sua essência. Percebemos, também, a necessidade de mais estudos sobre a influência das relações dos estudantes com suas famílias
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Ciência, Cuidado e Saúde
- ISSN: 1677-3861
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 15, n. 3, p. 397-404, 2016
- Este periódico é de assinatura
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: bronze
-
ABNT
PEDROSA, Sheila Mara et al. Violência no contexto escolar: significados para professores do ensino público. Ciência, Cuidado e Saúde, v. 15, n. 3, p. 397-404, 2016Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v15i3.29815. Acesso em: 29 mar. 2024. -
APA
Pedrosa, S. M., Gontijo, D. T., Souza, M. M. de, Silva, M. A. I. da, & Medeiros, M. (2016). Violência no contexto escolar: significados para professores do ensino público. Ciência, Cuidado e Saúde, 15( 3), 397-404. doi:10.4025/cienccuidsaude.v15i3.29815 -
NLM
Pedrosa SM, Gontijo DT, Souza MM de, Silva MAI da, Medeiros M. Violência no contexto escolar: significados para professores do ensino público [Internet]. Ciência, Cuidado e Saúde. 2016 ; 15( 3): 397-404.[citado 2024 mar. 29 ] Available from: https://doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v15i3.29815 -
Vancouver
Pedrosa SM, Gontijo DT, Souza MM de, Silva MAI da, Medeiros M. Violência no contexto escolar: significados para professores do ensino público [Internet]. Ciência, Cuidado e Saúde. 2016 ; 15( 3): 397-404.[citado 2024 mar. 29 ] Available from: https://doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v15i3.29815 - Programa nos EUA leva prevenção a Aids a jovem latinos. [Depoimento a Rosemeire Soares Talamone]
- Intervention in social skills and bullying: a one-year follow-up study
- Acidentes vitimam crianças dentro de casa. [Depoimento]
- Sentimentos gerados em estudantes do ensino fundamental envolvidos diretamente com o Bullying
- Saúde também se faz na (com) a escola
- Um estudo brasileiro sobre bullying entre adolescentes vitimizados
- A mixed method study on moral dimensions associated with bullying in a Brazilian adolescent sample
- Práticas educativas parentais envolvendo adolescentes do Brasil, Paraguai e Argentina
- Effects on decreasing bullying of an intervention addressing social skills
- Relações entre bullying e imagem corporal na adolescência: revisão integrativa da literatura
Informações sobre o DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v15i3.29815 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas